NOTA DE ESCLARECIMENTO
SUIPA - 16/10/2017 -SUIPA



A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais –SUIPA, por sua Diretoria vem esclarecer o que segue:

  1. A SUIPA já há muito tempo promove eventos e campanhas de adoção de animais, dentre as quais a denominada “adote um focinho carente “, realizada em locais públicos;
  2. Desde sempre a SUIPA obteve, sem qualquer percalço, as autorizações pertinentes;
  3. Por ocasião da solicitação da realização do referido evento no dia 07/10, na Glória, a SUIPA foi surpreendida na quinta- feira dia 05/10 (antevéspera do evento), com um email encaminhado pelo “portal carioca digital” da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, contendo algumas exigências e menção “valor da taxa =R$ 40,00”
  4. Cumpre aduzir que também já foram apresentadas solicitações para autorização dos seguintes eventos:

28/10 – Leblon (praça Milton Campos)

11/11- Glória (Rua do Russel)

02/12- Glória (Rua do Russel)

16/12- Copacabana (Bairro do Peixoto)

5-Em relação ao evento do dia 07/10, a autorização não foi concluída, por não ter havido tempo hábil para o cumprimento das exigências. Assim, a taxa foi SIM citada mas NÃO foi paga. Possivelmente ao atender as exigências, um boleto seria gerado para o pagamento da referida cobrança. Ainda assim, em respeito aos nossos associados estivemos no local.

Após intensa discussão do tema em redes sociais, a SUBEM (Subsecretaria de bem estar animal) veio à público esclarecer que “... todos os pedidos de realização de eventos de adoção de cães e gatos solicitados para as áreas de deliberação direta do prefeito, em conformidade com o decreto 43219 (RIAMFE) e a resolução número 58 foram isentos de cobrança de taxas de qualquer natureza pela Coordenadoria de eventos da prefeitura desde a publicação do decreto”

Queremos esclarecer contudo que a SUIPA não recebeu orientação / informação prévia à respeito da referida isenção.

Recebemos ontem, dia 13/10 novo email através do “portal carioca Digital” contendo autorização para a realização do evento do dia 16/12 no bairro do Peixoto em Copacabana, aonde não constava o item “valor da taxa”, porém, dentre ressalvas consta “não conduzir animais de qualquer espécie durante o evento “, sobre o que será solicitado esclarecimento.

No momento é o que temos à informar.

 
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo