DÚVIDAS

DÚVIDAS FREQUENTES

A SUIPA responde aqui as dúvidas mais frequentes enviadas pelos internautas.

 

Denúncias

COMO POSSO DENUNCIAR MEU VIZINHO QUE MALTRATA SEUS ANIMAIS?

ATENÇÃO!! Para se denunciar maus tratos a animais o denunciante deverá se encaminhar à Delegacia local ou à Delegacia do Meio Ambiente para fazer um Boletim de Ocorrência, pedindo para que as autoridades policiais possam tomar providência, conforme o artigo 32 da Lei Federal no. 9605 - CRIMES AMBIENTAIS.

Caso o policial de plantão se recuse a fazer o B.O. peça para conversar com o Delegado Titular ou Adjunto. A SUIPA somente recebe denúncias através de cartas enviadas pelo correio e não podem ser anônimas. A SUIPA não tem o poder, assim como nenhuma sociedade protetora de animais no Brasil, de adentrar em um imóvel ou em uma residência para retirar o animal de terceiros.

Isso apenas poderá acontecer se a SUIPA receber um Ofício de um Juiz solicitando abrigo e a retirada, na presença de um Oficial de Justiça,  de um animal que foi abandonado dentro de um imóvel. Ao receber denúncias por escrito e não anônimas, a SUIPA inicia um processo de conscientização junto ao denunciado para que os métodos aplicados por ele ao animal sejam modificados. Em caso negativo, a SUIPA passará o dossiê sobre aquela denúncia para a delegacia local, onde haverá um acompanhamento, por parte da SUIPA, para que todas as providências sejam tomadas.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo