DÚVIDAS

DÚVIDAS FREQUENTES

A SUIPA responde aqui as dúvidas mais frequentes enviadas pelos internautas.

 

Resgates

SE EU ACHAR UM ANIMAL NA RUA, POSSO LEVAR PARA A SUIPA?

A SUIPA está com seu abrigo superlotado e esta situação é uma constante porque não se sacrifica animais na SUIPA. Entretanto, se você achar um animal e não tiver um lar para ele, a SUIPA irá abrigá-lo mesmo em condições precárias, isto é, falta de espaço e possíveis brigas noturnas.

Diariamente os animais abrigados na SUIPA têm limpeza, assistência veterinária e alimentação, mas precisam de um lar com pessoas responsáveis que não os abandonem e que não os maltratem. O papel de uma Sociedade Protetora de Animais é proteger, é abrigar animais comprovadamente sem seus "donos" (guardiães). Contudo, o que acontece diariamente na SUIPA são "donos" irresponsáveis que se "cansam" de seus animais e, com diversas desculpas, literalmente os "descartam".

Os funcionáros da SUIPA, no Setor de Abandono, conversam por mais de meia hora com as pessoas que querem abandonar seus melhores amigos. O abrigo superlotado é mostrado, mas mesmo assim, as pessoas são irredutíveis, não se abalam e se irritam quando nossos funcionários solicitam os documentos para o preenchimento do TENAN (Termo de Entrega de Animais). A SUIPA tem duas opções: ou recebe aquele animal que se tornou "indesejado" para o animal humano ou o recusa, sabendo que, o animal humano irá, como já ficou comprovado, "esquecer" aquele ser vivo indefeso em ruas ou irá amarrá-lo em postes da cidade. Mesmo com superpopulação a SUIPA abre seus portões para aquele ser inocente que dificilmente terá um outro lugar para se abrigar.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo