DÚVIDAS

DÚVIDAS FREQUENTES

A SUIPA responde aqui as dúvidas mais frequentes enviadas pelos internautas.

 

Castração

O QUE É NECESSÁRIO PARA SE ESTERILIZAR NA SUIPA?

O animal - macho ou fêmea - deverá ter mais de seis meses de idade. As fêmeas não poderão estar grávidas. A cadela não poderá estar nem no cio e nem com leite nas tetas. Entretanto, a gata poderá ser esterilizada NO CIO e também COM LEITE NAS TETAS. Nas fêmeas, geralmente, o cio se inicia com seis meses de idade e não precisa esperar o primeiro cio ou a primeira ninhada para as fêmeas serem esterilizadas. No caso de animais terem mais de quatro anos de idade, qualquer cirurgia, inclusive a esterilização, deverá ser realizada com exames pré operatórios e a marcaçao da data, com o uso de anestesia inalatória.

 É necessário levar o animal para a cirurgia com doze horas de jejum (sem água e sem comida).

OBS 1 -  OS VETERINÁRIOS FRISAM A  IMPORTÂNCIA  DA VACINAÇÃO DÉCTUPLA (contra dez doenças) PARA CÃES E TRIPLICE OU QUADRUPLA (contra tres ou quatro doenças) PARA GATOS,  ANTES DE SE LEVAR SEUS ANIMAIS PARA SEREM ESTERILIZADOS.

OBS 2 - ANIMAIS BRAQUICEFÁLICOS (COM FOCINHOS ACHATADOS), INDEPENDENTE DA IDADE, QUALQUER CIRURGIA SERÁ REALIZADA, APENAS COM ANESTESIA INALATÓRIA.

OBS 3 - ATUALMENTE, CADA RESPONSÁVEL PODE TRAZER PARA SER ESTERILIZADO, NO MÁXIMO, QUATRO ANIMAIS SOB SUA GUARDA - (1 animal por caixa de transporte no caso dos gatos e cães pequenos ), E MEDIANTE  APRESENTAÇÃO DA CARTEIRA DE VACINAÇÃO.  CASOS ESPECIAIS SERÃO AVALIADOS PELA SUPERVISÃO VETERINÁRIA.

OBS 4 - AS ESTERILIZAÇÕES SOMENTE SÃO REALIZADAS MEDIANTE AGENDAMENTO.

 

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo