HISTÓRIA DA PACÍFICA

Em 08 de abril de 2013, a SUIPA tomou conhecimento de uma égua que estava praticamente morta, sem conseguir se levantar, em um bairro do Município de São Gonçalo. Ela tinha sido explorada por anos, puxando carroça e, completamente anêmica e faminta, caiu e não se levantou mais. A "dona" já estava procurando locais para vendê-la, clandestinamente, para se tornar "carne seca" (informações das pessoas que telefonaram para a SUIPA a denunciando).

No mesmo dia, alguns protetores locais e duas veterinárias deram os primeiros socorros à égua e, como não tinham como abrigá-la, a SUIPA disse que a adotaria e, com a ajuda do CORONEL MARCOS JARDIM, que hoje é o SECRETÁRIO DE ORDEM PÚBLICA EM NITERÓI, o BATALHÃO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA, transportou a égua esquálida, ferida, faminta e quase morta, deitada e sem condições de se levantar sozinha, para o abrigo da SUIPA, em Benfica.

Os policiais quando chegaram com o animal na SUIPA, foram recebidos por alguns populares, a maioria jovens, de forma violenta e conseguiram quebrar o vidro principal do caminhão do BATALHÃO.

Durante vários meses, a égua, batizada na SUIPA como PACÍFICA, por ser muito dócil e por ter chegado na SUIPA na mesma época em que as duas comunidades vizinhas (Jacarezinho e Manguinhos) estava sendo PACIFICADA, recebeu todos os cuidados veterinários e alimentação especial e, começou a levar aos poucos e as feridas foram cicatrizando.

Agora, saudável, pronta para ser transferida para o SANTUÁRIO DA SUIPA, que fica em uma área rural de um outro municipio do Estado do Rio de Janeiro, onde ficam apenas os animais de grande porte (vaca, cabrito, porcos, cavalos resgatados cegos de carroças), para que nunca mais seja EXPLORADA POR 'HUMANOS', na noite de 11 para 12 de setembro de 2013, PACÍFICA foi roubada do abrigo. Os cadeados do portão principal foram cerrados e a roubaram. Depois de muito se pedir nas redes sociais e, principalmente, com a ajuda dos JORNALISTAS, POR VOLTA DAS TREZE HORAS E VINTE MINUTOS DO DIA 12 DE SETEMBRO DE 2013, PACÍFICA RETORNOU! De repente, ficamos sabendo que nove menores, entre oito e treze anos de idade, estavam com PACÍFICA em uma cordinha fina e azul, informando que haviam visto, na véspera, à noite, ela ser roubada do abrigo da SUIPA e que, quando souberam que a SUIPA a queria de volta, eles a "encontraram" próximo à Mangueira.

A SUIPA também recebeu a visita da equipe da UPP JACAREZINHO BASE AZUL (Sara e soldados Castelo e Felipe) informando que a égua estava para ser entregue, mas isso tudo ocorreu com uma pequena diferença de horário.

Os nove menores, concordaram em fotografar junto com a PACÍFICA para a SUIPA, ganharam camisas suipanas TODOS OS FOCINHOS MERECEM CARINHO e se interessaram em pedir aos pais para os cadastrarem na SUIPA, no programa que já existe desde 2005 que é 'OS SUIPINHAS', onde menores de idade, que estejam estudando e que morem nas comunidades vizinhas, com idade até treze anos, possam ajudar, por uma hora, uma vez na semana, a alimentar filhotes de cães e gatos e dar banho nos outros que precisarem. Assim, todos aprenderão a respeitar os animais.

A SUIPA ESTÁ HA ANOS, QUERENDO SABER COM AS AUTORIDADES, COMO O MEC, COMO OFICIALIZAR O CURSO TÉCNICO QUE ELA PRETENDE DOAR, GRATUITAMENTE, PARA OS ADOLESCENTES DAS COMUNIDADES VIZINHAS, QUE ESTEJAM ESTUDANDO, PARA SE TORNAREM "AUXILIARES DE SERVIÇOS VETERINÁRIOS". ELES SERÃO ENFERMEIROS DE ANIMAIS E PODERÃO CONSEGUIR, QUANDO COMPLETAREM A MAIOR IDADE, SEREM EMPREGADOS NAS CLÌNICAS VETERINÁRIAS QUE PRECISAM DESSA MÃO DE OBRA QUE SOMENTE A SUIPA SABE DAR A TEORIA E A PRÁTICA.

Izabel Cristina Nascimento
Diretora Presidente


Imagens da história da Pacífica
 
 

 Horário de funcionamento:
        Segunda a Sábado das 7:00hs às 17 hs
        Domingos e feriados das 7:00hs às 14:00 hs

Telefone 
         (21) 3297-8777
   E-mail
       faleconosco@suipa.org.br
 
Av. Dom Hélder Câmara, 1801 Benfica - Cep: 20.973-011    Rio de Janeiro - RJ
Copyright © 2010 SUIPA Todos os direitos reservados.