INFORMATIVOS DO ANO

JUNHO

CIRCULAR DE JUNHO 

Queridos suipanos,

Chegamos a junho, metade do ano! Como está passando rápido não é mesmo? Junho nos faz lembrar tantas coisas! Friozinho chegando, com ele as mesmas doenças que acometem humanos, atingem nossos bichinhos: gripes, pneumonias, incômodos insistentes da idade como artrites e artroses, por isso precisamos de mais papelão para aquecer nossos sobrinhos, e fiquem atentos com seus bichinhos em casa também!

O que mais junho lembra? Festas Juninas, são alegres e belas expressões da cultura brasileira sendo que, em determinadas regiões de nosso território, essas expressões culturais são vinculadas aos Rodeios e outras atividades ditas festivas, como vaquejada, farra do boi, dentre outros. Práticas essas que a SUIPA considera repugnantes e intoleráveis, por se tratar de ato de crueldade e covardia contra animais, inclusive aqueles eventualmente denominados de práticas supostamente desportivas e manifestações culturais. Também não podemos deixar de destacar nosso total repúdio à possibilidade cruel da liberação de caça esportiva no nosso país, independentemente de  qualquer vertente política, A SUIPA continua fiel e honrando os seus ideais, conceitos e preceitos ABOMINAMOS E SOMOS TOTALMENTE CONTRA TODO E QUALQUER ATO DE TORTURA E MAUS TRATOS AOS ANIMAIS, ainda que se tenha assegurado na nossa Constituição.

Neste mês de junho também termina o mandato de 3 anos da atual diretoria, sendo assim: No dia 30 de junho de 2019 às 11:00h, em primeira convocação, será realizada mais uma Assembleia Geral Ordinária - AGO, na sede da SUIPA e os temas a serem tratados serão: Leitura do RAD - Relatório Anual da Diretoria do período de junho de 2018 a maio de 2019 Parecer do Conselho Fiscal sobre as contas da Diretoria no mesmo período Eleição para o triênio 2019/2022 Assuntos gerais.

Pessoal continuamos precisando de gaiolas da marca Brasmed, são muito importantes para os animais em tratamento, como também, daqueles itens de sempre:  jornal, potinhos de sorvete, bacias e medicamentos, material descartável, ração seca e úmida. Ganhamos mais uma furadeira para as cirurgias ortopédicas, vocês são realmente maravilhosos! Temos mais um pedido, nosso equipamento de ultrassonografia e ecocardiograma, que atende não só aos animais do ambulatório como também nossos sobrinhos abrigados está com defeito e o orçamento para conserto ficou em R$ 5.000,00. Não contávamos com mais essa despesa extra! Então quem puder ajudar com qualquer contribuição vai ajudar bastante. Destinamos uma conta específica para depósito da referida ajuda: Itaú - Agência 0584 Conta corrente 45500-0.

Teremos muitos evento no mês de Junho, vamos ás datas: Adote um Focinho Carente - Dia 01 na Loja Pet Fun em Ipanema na rua Vinicius de Moraes nº 111 dia 08 na Glória em frente à antiga sede da TV manchete,  dia 15 estaremos pela primeira vez na Unidade Barra da Cultura Inglesa, localizada  do Rua Olegário Maciel  n º78 - Jardim Oceânico,  dia 22 participaremos pela primeira vez de um evento no SESC Unidade Ramos, na Rua Teixeira Franco nº 38  (neste evento especifico do SESC nosso horário será das 10h  às 14h), e no dia 29  voltaremos ao Pet Shop Bicho Bacana, situado na Rua Paula Freitas nº 61 A - Copacabana, sempre das  9:30h às 15h em todos os eventos. Fomos mais uma vez convidados a participar da Festa Junina do Shopping Cittá América, na Avenida das Américas nº 700 - Barra da Tijuca, nos dias 15 e 16 das 15h às 20h! Esperamos vocês!!

Vamos tratar agora de um assunto extremamente importante: como já havíamos informado em nosso site, tomamos conhecimento da Nota Informativa nº 02/2019, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), divulgada pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que alerta para a vigilância da leishmaniose no Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, também informamos que havíamos iniciado a averiguação da situação dos nossos animais, que se trata de animais errantes, que foram acolhidos pela SUIPA. Contamos com a colaboração da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses - Subvisa, (órgão integrante da Secretaria Municipal de Saúde) que prestou apoio no que se refere aos exames de confirmação realizados no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman e às palestras ocorridas na sede da SUIPA, com esclarecimentos sobre a zoonose. Assim, expressamos o nosso agradecimento em relação à ajuda prestada, registrando, no entanto, que o nosso pedido de fornecimento de medicamento para o tratamento dos animais não foi respondido e que o presidente da SUIPA teve que assinar, até o momento,  cinco termos de recusa de entrega de caninos soropositivo para leishmaniose visceral, eis que acaso realizada a entrega dos animais, os mesmos seriam eutanasiados, o que em hipótese alguma seria sequer cogitado pela SUIPA. Não podemos esquecer que o vetor de transmissão é um inseto e a morte dos animais não irá combater a zoonose.

O Poder Público tem que se responsabilizar pelo combate ao inseto e não deve desconsiderar a ajuda que a SUIPA presta, inclusive pela existência de seu abrigo e o seu compromisso com milhares de vidas (o número de animais acolhidos na SUIPA é quase que cinco vezes maior do que o número de animais existentes na Fazenda Modelo, que se trata de abrigo municipal). A SUIPA merece o respeito da Prefeitura e a efetiva colaboração no tratamento dos animais. Entregar os animais à morte não faremos, acreditamos se tratar de medida covarde, ultrapassada e ineficaz. Enquanto a ajuda da Prefeitura não chega, precisamos da ajuda de nossos associados para a defesa da vida dos nossos animais. Precisamos salvar a vida de nossos animais. Precisamos do medicamento (Miltefosina), de coleiras (marca Scalibor) para todos os nossos animais e de colocação de telas em nossos canis apropriadas para evitar a entrada do inseto.

A SUIPA, que é cercada por comunidades amigas, não desconhece que o lixo orgânico a céu aberto, fato este que é de inteiro conhecimento da Prefeitura, que nada faz para combater o problema, tem papel preponderante na proliferação do vetor de transmissão, o flebótomo, conhecido como mosquito palha. Para os que puderem colaborar no tratamento desta terrível doença, disponibilizamos a conta: Itaú - Agência 0584 Conta corrente 45500-0. A ajuda de vocês será fundamental para esse tratamento, pois além de ter custo alto, terá prazo longo.

Para fechar com chave de ouro olhem, como nossos canis estão ficando lindos!!!! Valeu Suipanos! Juntos somos mais!              

Novo Canil

Um beijo carinhoso no coração de cada um de vocês!

A Diretoria                                                     

 



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo