INFORMATIVOS DO ANO

JANEIRO

CIRCULAR JANEIRO 2021 

Queridos amigos suipanos e suipanas,

E o ano novo chegou! Vamos carregar nossos corações de esperança e pensamentos positivos, acreditando que   boas novas chegarão em nossas vidas!  Em nosso calendário de 2021 estamos a cada mês abordando temas pertinentes ao universo da SUIPA, que fazem parte da sua luta há quase 78 anos, por toda forma de vida, em sua plenitude! Quando pedimos a vocês que "Abracem a SUIPA" (tema de nossa Campanha que já está em nossas mídias sociais) falamos desse abraço de uma forma ampla, abraçar a SUIPA significa acolher tudo e todos que dela fazem parte! Então vamos falar um pouquinho do tema abordado no mês de janeiro! Apesar de pouco falado, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a nossa saúde mental.

calendário 2021

A campanha, "janeiro branco" foi criada por psicólogos brasileiros com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas. Muitas vezes, ao fim de cada ano, fazemos avaliações de como foi o ano que passou e de como queremos que o próximo seja, e a campanha propõe o debate e o planejamento de ações em prol de sua saúde mental. E ano passado, diante da pandemia do COVID 19 com o isolamento social que nos foi imposto, vimos de fato muitas pessoas sofrendo de sérios transtornos mentais e instabilidade emocional! Nossos bichinhos será que sofrem também de transtornos mentais? Vejam o artigo publicado no jornal Estadão: "O Transtorno Depressivo Maior, também pode atingir os animais. Cães e gatos podem conviver com o problema, na análise da veterinária Luana Sartori, responsável pela Monello. Traumas, abandono, chegada de um novo integrante na família, mudança de ambiente e solidão são algumas das causas da depressão nos pets. "A tristeza profunda acomete cães e gatos que passam por experiências difíceis, por sustos grandes ou que ficam muito tempo sozinhos. Cada animal responde de uma forma a esses fatos expostos", explica a especialista. Alguns sinais indicam que o pet pode estar em estado de depressão como, por exemplo, a falta de apetite, que vai piorando com o passar do tempo. "A falta de interesse pelas coisas também pode ser sinal da doença. Ficar muito agitado, rejeitar carinhos do tutor, destruir objetos da casa, urinar em local diferente e latir em demasia também podem indicar um transtorno depressivo", acrescenta a veterinária. Ao notar qualquer mudança no pet, seja física ou de comportamento, o recomendado é consultar o veterinário imediatamente." Essa realidade é muito vivenciada aqui na SUIPA. Animais que sofrem abandono ou maus-tratos, chegam aqui com sérios transtornos emocionais e comportamentais. E muitos deles, mesmo após terem a boa sorte de serem adotados, levam muito tempo para se curarem desta enfermidade. Por isso a adaptação à nova vida em família requer paciência e muito amor.

O calendário de 2021 está fazendo muito sucesso e a nossa estrela Sarinha, que está na foto do mês de abril, onde falamos de maus-tratos animais, foi adotada por nossa funcionária Keila, auxiliar de serviços veterinários. Keila já cuidava da Sarinha aqui no abrigo e o amor que as uniu ficará ainda mais presente no novo lar da peludinha! Seja muito feliz querida Sarinha!

Sarinha
Falando nos nossos abrigados, por favor não esqueçam dos nossos suipanos com Leishmaniose, a sobrevida deles depende de nós! Quem puder contribuir, será maravilhoso, como sempre explicamos o tratamento deles é extremamente caro! Itaú Ag. 0584 CC 45500-0 é a conta disponibilizada para esta campanha da Leishmaniose! A campanha mamães à obra para a reforma da maternidade, continua viva, apenas tivemos que adiar um pouquinho o início, pois com a pandemia as doações não foram suficientes, tempos difíceis para todos né? Mas não desistimos, daqui a pouco vamos começar! Segue a conta para essa obra: Itaú - Ag. 0584 CC 25340-5.

Pedimos que, se puderem alterar a forma de recebimento de boletos de correios para e-mail, que o faça, isso será uma grande ajuda para a SUIPA. Os correios não estão entregando nossas correspondências em muitos locais.

Agora a SUIPA já tem a opção de transferência via PIX. O PIX é um novo método para realizar transferências bancárias de maneira instantânea. Abaixo seguem as chaves PIX das respectivas contas:

Banco Itaú - Agência 0584 CC 25340-5 - Chave PIX - 00.108.055/0001-10
Banco do Brasil - Agência 1211-4   CC 404815-6 - Chave PIX - pixbb@suipa.org.br
Banco Bradesco - Agência 0583 CC 5077-6 - Chave PIX - pixbradesco@suipa.org.br

Datas do nosso "adote um focinho carente" em janeiro: Dia 09/01 na Glória, em frente à antiga sede da TV Manchete, dia 16/ 01 estaremos mais uma vez na Loja PET FUN em Ipanema na rua Vinicius de Moraes nº 111 e no dia 30/01 estaremos PET SHOP Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas nº 61 A em Copacabana, sempre das 9:30 às 15:00hs em todos os eventos. Venham nos visitar é sempre muito bom termos esse contato direto com os associados! Os sobrinhos adoram ver vocês também! E se esqueceram aquela lembrancinha de Natal, ainda dá tempo, temos sempre um produto especial, já que a venda dele ajuda a manter nossa SUIPA VIVA! Se não puderem ir, podem adquirir nossos produtos pela nossa lojinha virtual do site www.suipa.org.br/loja. Atenção pessoal, caso tenha cancelamento de algum evento por conta da pandemia, divulgaremos em nossas redes sociais, fiquem atentos por favor! Continuem levando jornais, papelões, tapetinhos higiênicos, potes e bacias, mesmo as grandes são muito úteis, com o calor o consumo de água aumenta! Precisamos também de material de limpeza e descartáveis! Além é claro de ração seca e as latinhas! Estamos sofrendo muito com o aumento absurdo da caixa de luvas de procedimento (caixa com cem unidades), quem puder doar, pode ser látex ou vinil, usamos mais os tamanhos P e M. Desde já, ficamos gratos com essa doação, pois precisamos muito destas luvas na rotina do abrigo e ambulatório!

Estamos na estação mais quente do ano, por favor, fiquem atentos aos cuidados com seus bichinhos no verão! Esse ano a temperatura está atingindo índices elevados! Os passeios devem ser feitos no início e /ou final do dia! O piso quente queima as patinhas, a barriguinha mais próxima do chão causa mais calor a eles! Procurem sombra! Mantenham a água fresca! Eles assim como nós sentem muito mais sede! Transmitam essas informações, muitos tutores não ficam atentos aos sofrimentos que as altas temperaturas causam aos animais!  Vamos seguir confiantes, e com fé de que nesse novo ano tudo melhore para continuar a lutar para manter nossa SUIPA VIVA.

"Se Murcharem suas Pétalas e cortarem suas Flores, lembre-se que você tem Raízes!!!! Brote de Novo!!!
Ana Maria Braga.

Lambeijos de todos os sobrinhos suipanos e Feliz 2021!!

Até fevereiro!

A Diretoria      



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo