INFORMATIVOS DO ANO

MARÇO

Circular de Março 2021 

Queridos amigos suipanos e suipanas,

Vamos começar nossa circular com notícias boas? Pois é, finalmente depois de muitos anos, vemos a prefeitura de nossa cidade se aproximar, promovendo diálogo e auxílio a SUIPA. A SMPDA (Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais) na figura de seu secretário Sr. Vinícius Cordeiro, veio nos entregar a doação de 2.000 microchips dos 3.000 prometidos. Um sonho antigo realizado: ver todos os nossos animais microchipados e cadastrados! Recebemos também da Prefeitura do Rio, a doação de 3.000 seringas e agulhas, que nos permitirão vacinar nossos abrigados com vacinas antirrábicas!  Esperamos que mais ações como essa, por parte do poder público se realizem não só para a SUIPA para toda a comunidade que defende a causa animal em nosso Município!!

Seguindo os temas de nosso calendário 2021, em março temos a comemoração do "Dia Mundial da Água" no dia 22.  Essa data foi instituída pela ONU tendo como objetivo alertar e conscientizar toda a população sobre a importância da água. O equilíbrio e futuro dependem da preservação da água e seus ciclos, garantindo assim a continuidade da vida sobre a TERRA. O Planeta Terra, também conhecido como, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. A existência dessa substância em seu estado líquido, juntamente à presença do oxigênio e a capacidade de reciclar gás carbônico fazem da Terra um planeta com características únicas. E nós cariocas mais uma vez estamos vivenciando de fato como a água é importante em nossas vidas! A qualidade de nossa água está muito ruim, e muitas famílias estão sofrendo também com o desabastecimento. Tudo isso em plena Pandemia do Covid-19 quando a higienização básica em nossos lares é fundamental para a prevenção da doença. Vamos preservar nosso planeta. Através de ações simples, como não deixar torneiras ligadas, não lavar carros, motos e calçadas com grande frequência e não jogar lixo na rua. Vamos cobrar de empresas a adoção de medidas de produção econômica, como a reutilização da água e o tratamento da água que se usa, além de não despejar dejeto e copos dágua. Ao lutar pela água estamos lutando pelo planeta e pela preservação de toda vida que nele habita!

Seguimos firmes com nossas campanhas permanentes: Campanha "Mamães à obra" ( para reforma a maternidade) quem puder ajudar a conta é Itaú - Ag 0584 CC 25340-5 e a Campanha da Leishmaniose para tratamento de nossos cães positivos para essa doença terrível "Leishmaniose Visceral", a conta disponibilizada para esta campanha é Itaú Ag 0584 CC 45500-0, como sempre afirmamos o tratamento destes sobrinhos tem custo alto não só pelo tratamento clínico (as medicações e coleira repelente específica para inseto transmissor são extremamente caras) como também a manutenção das instalações nas quais esses animais vivem. Todo o ambiente é telado, visando proteção não só de todos os animais abrigados como também de nossos funcionários! Continuamos lutando por todos eles! Merecem sim a chance de viver! E nossas tampinhas? Está dando super certo pessoal! Continuem juntando e nos ajudando, afinal, praticar a reciclagem contribui para a preservação da vida em nosso Planeta! Mais uma vez, gostaríamos de lembrar que já disponibilizamos a opção de PIX para quem já aderiu a esse sistema para suas transações financeiras. São elas:

Banco Itaú - Agência 0584 CC 25340-5 - Chave PIX - 00.108.055/0001-10
Banco do Brasil - Agência 1211-4   CC 404815-6 - Chave PIX - pixbb@suipa.org.br
Banco Bradesco - Agência 0583 CC 5077-6 - Chave PIX - pixbradesco@suipa.org.br

Vamos aos nossos pedidos? Vocês são maravilhosos e sempre nos ajudam como podem! Precisamos sempre de jornais, papelões, tapetinhos higiênicos, potes e bacias, mesmo as grandes são muito úteis! Além de material de limpeza e descartáveis! Ração seca, e latinhas! A população de gatinhos filhotes abandonados cresceu infelizmente, com isso estamos precisando muito dos patês, das latinhas, para facilitar a alimentação desses pequenos! Os idosinhos também consomem essa alimentação! As luvas de procedimento continuam muito caras, e precisamos demais delas! Quem puder doar, pode ser látex ou vinil, usamos mais os tamanhos P e M. Desde já ficamos gratos com essa doação, pois precisamos muito destas luvas na rotina do abrigo e ambulatório!  Não esqueçam também de vermífugo em suspenção (líquido) continuamos precisando! Um pedido especial: ventiladores de parede para nossos abrigos, o calor está muito forte, e como o uso é intenso, se deterioram com facilidade!

Nossos eventos, "Adote um Focinho Carente", ainda estão vinculados à situação da pandemia e podem ter datas e horários alterados ou cancelados. Infelizmente esse fantasma da pandemia ainda se faz presente em nossas vidas! Por favor fiquem atentos, qualquer mudança informaremos vocês! Segue nossa agenda para março: Dia 06/03 na Glória em frente à antiga sede da TV Manchete, dia 13/03 - em Niterói na Pet Shop Dog Village - Rua Nóbrega 159 - Icaraí, dia 20/03 em Copacabana na Pet Shop Bicho Bacana na Rua Paula Freitas nº 61 A e dia 27/03 em Botafogo na Pet Shop "Pet Point Animal" na Rua Arnaldo Quintela nº 64 A. Sempre das 9:30 às 15:00hs em todos os eventos.

Vocês podem também adquirir os produtos da SUIPA pela loja virtual no nosso site https://www.suipa.org.br/loja. Sabemos que muitos de vocês não estão podendo ir aos eventos.

Para finalizar vamos mais uma vez falar de maus tratos animais? Após uma reportagem exibida em rede nacional, o assunto "Corrida de galgos" uma prática ainda permitida no Brasil ao contrário de países vizinhos como Uruguai e Argentina onde essa modalidade já foi proibida, o debate veio à tona. Galgos são cães que possuem de fato habilidade para corrida, o problema é que mais uma vez visando lucro, questiona-se o tratamento dispensado a estes animais! Visando estimular e dar mais velocidade a esses animais, são aplicados medicamentos que com o passar do tempo comprometem a saúde desses cães! São inúmeras lesões provocadas por desgastes em articulações, tendões, músculos e ossos, além de problemas cardíacos. Quando "não servem mais" eles acabam sendo abandonados e, às vezes, até sacrificados, pois já não geram lucros, mas sim prejuízos aos "exploradores" devido aos problemas de saúde. Um ato de crueldade e covardia! Essa prática é mais comum na região Sul do Brasil. Infelizmente ainda é uma realidade em nosso país. Já estão tramitando na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e Câmara dos Deputados em Brasília, projetos para que essa prática seja banida definitivamente do Brasil. Tivemos aqui na SUIPA um Galgo muito especial nosso querido Raul, chegou aqui abandonado e muito fraquinho e doente como tantos! Era xodó dos funcionários, conquistou todos por sua doçura! Viveu conosco muitos anos! E já bem idoso foi adotado e teve uma vida feliz sendo muito amado por sua família! Raulzinho viverá sempre em nossos corações!

Abril é o mês em que nossa SUIPA completará 78 anos! Mais uma vez teremos um aniversário diferente! Mas não menos festivo! Afinal são muitos anos, lutando enfrentando muitas tempestades e aprendendo a sobreviver a cada uma delas, graças à cada um de vocês que carrega a SUIPA em seus corações! Vamos comemorar em nossos lares, daqui há pouco estaremos juntinhos de novo!

"E de repente, num dia qualquer, acordamos e percebemos que já podemos lidar com aquilo que julgávamos maior que nós mesmos. Não foram os abismos que diminuíram, mas nós que crescemos..." Fabíola Simões

Beijos e até abril!

A diretoria      



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo