INFORMATIVOS DO ANO

ABRIL

CIRCULAR DE ABRIL 2021 

Queridos amigos suipanos e suipanas,

Chegou o tão especial mês de abril, quando a SUIPA vai fazer 78 anos de vida! Mesmo em tempos de pandemia, a SUIPA fará a sua comemoração, como aconteceu em 2020! O principal presente é que cada um continue carregando-a em seus corações! Os presentes podem chegar de várias formas, e neste mês de aniversário os nossos peludos têm um pedido especial a fazer: a contribuição com o valor que puderem no boleto extra que está sendo encaminhado junto com a circular e o boleto mensal. Sabemos que adoram as histórias de nossos sobrinhos, e neste ano, contaremos a história de outra vitoriosa, a Esperança.

 esperança

A Esperança foi atropelada por um trem. Foi recolhida e deixada em uma caçamba de lixo ao lado da SUIPA. Um de nossos funcionários a encontrou e trouxe-a para o ambulatório! Teve uma pata traseira e outra dianteira completamente esfaceladas! O cenário era estarrecedor! Passou por uma transfusão de sangue e depois foi submetida à cirurgia de amputação. Perdeu as duas patinhas, e como essas patinhas eram do mesmo lado, a chance de ela voltar a ficar em pé e se locomover era muito difícil, quase impossível, mas a cada dia os veterinários relatavam a notória vontade que Esperança tinha de viver! A recuperação foi maravilhosa, e é claro, ela foi conquistando corações dos funcionários do abrigo. Mas teve um em especial que se rendeu ao encanto dessa menina! Dr. João Wassita, nosso coordenador do abrigo, que a adotou! Querem saber como Esperança Wassita está hoje? Feliz é claro, em um lar sendo amada com outros irmãos! mas querem saber o mais incrível? ELA ESTÀ ANDANDO! Sim, se equilibra em duas patas! Aqui sempre falamos que na SUIPA se opera milagres! E mais uma vez perguntamos: se não vale à pena lutar por vidas? Vivenciamos na SUIPA diariamente muitas histórias de superação e luta pela vida, são muitas "Princesas" e "Esperanças" que aqui chegam com aquele olhar apavorado, pedindo apenas uma chance de continuarem vivas! Elas representam a SUIPA. Heroínas, guerreiras que não fogem à luta e se mostram de peito aberto diante das dificuldades, e doce, com o coração que protege e ampara!  Elas nos representam, pois assim como elas vencemos as batalhas e não desistimos!

Como é do conhecimento, mais uma vez, ao longo dos seus 78 anos de vida, a SUIPA foi denunciada "covardemente" no Ministério Público. Dizemos covardemente por que o denunciante, pediu que sua identidade fosse preservada, mas no contexto da referida denúncia mostra sinais claros do real desconhecimento do cotidiano suipano. Ao afirmar dentre outros itens que: 1 - Animais não receberam vacina antirrábica no ano de 2018 MENTIRA JÀ QUE HÁ DOCUMENTO COMPROVANDO A VACINAÇÃO. 2 - Há um surto de leishmaniose na SUIPA, e este fato é negligenciado pela diretoria - mais um equívoco, O SURTO É NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, a SUIPA abriga animais errantes, provindos de regiões diversas e que provavelmente JÁ CHEGAM AQUI DOENTES. Desde o primeiro caso encontrado a vigilância sanitária foi devidamente informada e notificada. A SUIPA é contra a eutanásia e optamos pelo tratamento (já aprovado por órgãos de saúde competentes) ao invés de submeter esses animais à morte. 3 - Animais passam fome - o salário de nossos funcionários está atrasado pois A PRIORIDADE DA SUIPA É A COMPRA DE RAÇÃO PARA OS ABRIGADOS. A SUIPA está aberta a todos. Já estiveram aqui os seguintes órgãos: SMPDA (secretaria municipal de proteção e defesa dos animais), VIGILÂNCIA SANITÁRIA, DPMA (delegacia de proteção do meio ambiente), Subprefeito da Zona Norte, Conselho Regional de Medicina Veterinária, além do vereador Dr. Marcos Paulo, que atendeu a pedidos de seguidores e eleitores para que ele se vistoriasse a SUIPA. Fizemos um filme esclarecendo todos os pontos e pode ser visto no nosso site ou no Youtube em https://youtu.be/0b8P0GGhp-U.

Até agora só temos respostas positivas com laudos que atestam a IMPROCEDÊNCIA desta denúncia, então nossa resposta à tal covardia é nos manter firmes em nosso propósito e trabalho! Atos como esse ao invés de ajudar, atrapalham essa batalha tão dura, onde todos lutam diariamente por vidas! No final da denúncia, o denunciante sugere: "que todos os animais abrigados na SUIPA sejam recolhidos e direcionados à outras entidades de acolhimento" ...então perguntamos: será que esse cidadão realmente está preocupado com a SUIPA em toda sua plenitude? Será que ele ama animais? Resposta fácil não é mesmo? Mas vamos continuar com nossa conversa que agrega coisas boas à vida!

Podemos dar vários presentes à nossa SUIPA em seu aniversário não é mesmo? Começamos no mês passado a nossa campanha "ABRACE A SUIPA" com uma conta específica na Caixa Econômica - Chave pix: pixcaixa@suipa.org.br, aonde toda doação recebida será direcionada para ração dos peludos. Pessoal, vamos compartilhar e divulgar bastante essa campanha com amigos! Vamos juntos fazer a diferença e garantir a alegria de barriguinhas cheias para nossos peludinhos! Outro presente para a SUIPA? Nossas já conhecidas campanhas: "Mamães a obra" para reformas na maternidade - Conta para depósito Itaú - Ag 0584 CC 25340-5 e a campanha da Leishmaniose, que permite que nossos sobrinhos positivos para essa doença, continuem lutando pela vida!  O tratamento deles é extremamente caro - Conta para depósito Itaú - Ag 0584 CC 45500-0 é a conta disponibilizada para esta campanha! Temos ainda nossos pedidos de sempre: jornais, papelões, potes de sorvete, bacias, material de limpeza, medicamentos (vermífugos líquidos usamos muito), descartáveis (luvas látex ou vinil principalmente tamanhos P e M), ração seca, latinhas etc. Não esqueçam das tampinhas! Podem nos entregar em eventos ou na sede, elas têm nos ajudado bastante! Atenção, um pedido especial: precisamos de um contêiner, para lixo hospitalar, tem que ser da cor branca (para lixo contaminado) é aquele conhecido "carrinho" que transporta lixo.

 

Em abril por conta de três feriados prolongados, havíamos programado apenas dois eventos sendo que há a possibilidade de serem suspensos, por conta das medidas restritivas adotadas em decorrência pandemia do COVID -19. Seguem então as datas, acompanhem nossas mídias sociais e site ou se quiserem confirmar, liguem direto para a SUIPA: Datas do nosso "Adote um Focinho Carente" em abril: dia 10/04 na Glória, em frente à antiga sede da TV Manchete, e dia 17/04 estaremos mais uma vez no pet shop Dog Village em Niterói na Rua Nobrega nº159, se puderem venham nos visitar, adoramos encontrar com vocês!

Abril também é o mês do combate mundial aos maus-tratos animais. Falamos a respeito em nosso calendário! Para informação aos que não conhecem a triste realidade do abandono de animais em nosso país: são 30 milhões de animais abandonados, um país carente de leis efetivas de proteção aos animais e ainda surge INACREDITAVELMENTE, um projeto de lei o PL 318/21 de autoria do deputado federal Paulo Bengtson (PTB/PA), que pretende que a prática de "criação de animais" para atividades como vaquejadas, rodeios e a sua "utilização para os mais diversos fins" seja reconhecida como "Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil". Vocês que sabem das dificuldades na luta na proteção aos animais e que, não só a SUIPA, mas tantas outras ONGS e protetores independentes travam diariamente, sabem que a crueldade com os animais infelizmente ainda é uma realidade que nos fere profundamente. São muitos os que chegam até nós como vítimas de imensa desumanidade! A luta por eles, é árdua e ainda há muito a fazer e conquistar! Seguiremos confiantes de que um dia realmente eles serão respeitados. "Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade". Leonardo da Vinci

Enfim pessoal Feliz Aniversário SUIPA! Mais uma vez a comemoração foi diferente, mas não vamos ficar tristes, muitos outros aniversários virão, teremos ainda muito o que comemorar, neste momento o mais importante é preservar suas vidas e de suas famílias, para que continuemos juntos, abraçando e trazendo assim a SUIPA para bem pertinho de nossos corações! Estão ouvindo daí?  São latidinhos, miados, rabinhos abanando e olhares de gratidão à cada um de vocês, que continuam a manter a SUIPA VIVA! Parabéns, família suipana!

A diretoria



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo