INFORMATIVOS DO ANO

MAIO

CIRCULAR DE MAIO 

Queridos amigos suipanos e suipanas,

Nossa SUIPA completou seus 78 anos de vida! Comemoramos do jeito que o momento de pandemia permitiu, sem eventos, mas ainda assim presentes chegaram em formas diversas! Obrigado a cada um de vocês que contribuiu como pode, com doações, e pagamento do boleto extra, e aos que mesmo não tendo condições de fazê-lo, continuam acreditando e ajudando da maneira que lhes é possível! Só temos a agradecer sempre à cada um de vocês que continuam conosco, acreditando nesse trabalho sério e tão lindo! Nosso calendário 2021 aborda no mês de maio, a importância da vacinação em nossos bichinhos!

A vacinação ainda é o método mais eficaz e confiável para prevenção de doenças infecciosas. A imunização promove a saúde não só dos animais domésticos, mas se estende à toda a família, protegendo-a de doenças que possam ser transmitidas por nossos animais. Percebemos que é muito comum que tutores considerem apenas a vacina antirrábica, (usada contra a raiva), como necessária. Mas, na verdade, existem uma série de outras vacinas de suma importância para cães e gatos que devem ser renovadas anualmente. Os filhotes de cães e gatos, devem tomar a primeira dose, além das outras doses de reforço iniciais das vacinas relacionadas a espécie. Então o ideal é começar com dois meses e finalizar com quatro meses de vida, para os cães e para gatos conclui-se com três meses, podendo variar com o protocolo do médico veterinário responsável pelos cuidados do animal. Durante essas primeiras doses, o animal não deve ter contato com outros animais não imunizados, rua, banhos ou qualquer ambiente ou objetos que passíveis de transmissão de doenças, as quais a vacina protegerá. Ressaltamos que animal precisará de reforços anuais das antirrábica e a dita "Múltiplas" V8, V10 e V12 para cães e V3, V4 e V5 para gatos, responsáveis por prevenir várias doenças. Importante lembrar que ainda há outras vacinas tão importante quanto, mas que devem ser dadas em momentos, muitas vezes diferentes das vacinas múltiplas que já relacionamos acima. Vamos ficar atentos com o protocolo de vacinação de nossos peludos! Lembrem-se que não podemos falar em saúde HUMANA sem associá-la à saúde ANIMAL. Quem ama cuida e protege!

Continuamos com irregularidade da realização de nossos eventos! Infelizmente ficamos em função da oscilação da curva de transmissão do COVID-19 e das medidas restritivas por ele impostas! Vamos vivendo um dia de cada vez! Nossa agenda de "Adote um Focinho Carente" para maio seria a seguinte (não deixem de acompanhar a confirmação destes eventos em nossas mídias sociais e site ou se quiserem confirmar liguem direto para a SUIPA): Dia 08/05 na Glória, em frente à antiga sede da TV Manchete, dia 22/05 estaremos mais uma vez na Academia Marques Gym - Rua Adolfo Bergamini, 324 - Engenho de Dentro e no dia 29/05 será a vez do Pet Shop Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas nº 61 A em Copacabana, sempre das 9:30 às 15:00hs em todos os eventos.   Aguardamos vocês, venham nos visitar, ver alguns dos MUITOS sobrinhos, e quem sabe levar uma linda lembrancinha para o dia das mamães! Não esqueçam que podem comprar nossos produtos pelo nosso site, na Lojinha virtual www.suipa.org.br/loja, e os que quiserem fazer doações, liguem para nós, daremos um jeitinho de buscar, só pedimos mais uma vez um pouco de paciência, pois nem sempre podemos buscar rapidamente as doações de vocês! telefones 3297-8777 ou 3297-8750!

Vamos as nossas Campanhas permanentes? "ABRACE A SUIPA" com uma conta específica na Caixa Econômica - Chave pix: pixcaixa@suipa.org.br, aonde toda doação recebida será direcionada para ração dos peludos. "MAMÃES A OBRA" para reformas na maternidade - Conta para depósito Itaú - Ag 0584 CC 25340-5 e a "CAMPANHA DA LEISHMANIOSE" que permite que nossos sobrinhos positivos para essa doença, continuem lutando pela vida!  O tratamento deles é extremamente caro - Conta para depósito Itaú - Ag 0584 CC 45500-0 é a conta disponibilizada para esta campanha!

Temos ainda nossos pedidos de sempre: jornais, papelões, potes de sorvete, bacias, material de limpeza, medicamentos (vermífugos líquidos usamos muito), descartáveis (luvas látex ou vinil principalmente tamanhos P e M), ração seca, latinhas de patê. Mais uma vez pedimos lâminas para máquina de tosa nº 10 Andis. As tampinhas? Continuem juntando pessoal! Elas ajudam muito, a SUIPA e o planeta!  Podem nos entregar em eventos ou na sede!

A luta pelos animais, é árdua, não só por parte da SUIPA, na batalha há 78 anos, mas de tantos outros, que cuidam salvam e protegem, esses seres que tanto nos ensinam! Por vezes, perdemos batalhas, nos desanimamos, mas no fundo nos erguemos por acreditar que a semente que plantamos no coração dos "humanos" vai um dia florescer! Assim quando recebemos notícias de que o respeito à dignidade da vida em toda sua forma é possível, ficamos felizes em compartilhar com vocês! Olhem o que a OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou: "A Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) determinam a proibição de venda de animais selvagens vivos em mercados tradicionais em todo o mundo. No texto, as entidades alertam sobre os riscos da venda de animais vivos e pedem que a proibição seja adotada como um protocolo de emergência. As autoridades associam a prática com o surgimento de surtos de transmissão de vírus entre animais e humanos." Fonte: Portal Veg. A venda de animais vivos, principalmente mamíferos selvagens, nos mercados de alimentos, é tradição dita "cultural" em várias partes do mundo, para nós é "culto a crueldade e sadismo". Há muito ainda a lutar, mas é um avanço, os olhares começam a mudar!

Por fim, maio é o mês das mães e gostaríamos de terminar deixando aqui nossos beijos à todas elas: Mães de gente e Mães de bicho, sim. Coração de Mãe é grande!!!!!!!! Toda mulher é Mãe em potencial, já nascem Mães para proteger cuidar e amar, aqueles que nascem do ventre e os que nascem do coração!! Aqui na SUIPA também temos mamães que adotam pequeninos órfãos que são deixados ainda com cheirinho de leite da mãe! Fica aqui então a imagem de uma mãezinha que adotou um filhote abandonado, vítima de crueldade! Amor de mãe é assim, incondicional, puro e maravilhoso!

FELIZ DIA DE TODAS AS MÃES!

A diretoria

Feliz dia das mães!



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo