INFORMATIVOS DO ANO

AGOSTO

circular de agosto 

Queridos amigos suipanos,

O Mês de Agosto é dedicado à abordagem do tema "LEISHMANIOSE" em nosso calendário! Muitos de vocês nunca ouviram falar desta terrível doença! A LEISHMANIOSE VISCERAL é uma terrível doença que acomete cães! Não tem cura, é conhecida por uma doença "que não tem cara", ou seja, silenciosa, muitas vezes animais positivos, não apresentam sinais clínicos sintomas mais comuns são: Crescimento exagerado das unhas, que ficam espessas e com aspecto de garras, queda de pelos e descamação da pele, nódulos e caroços pelo corpo, que seriam inflamações dos gânglios linfáticos (conhecidas como "ínguas"), emagrecimento.

O vetor de transmissão é um inseto chamado de flebótomo, mais popularmente conhecido por mosquito-palha, que ao picar o animal transmite a Leishmaniose, tornando-o soropositivo para esta doença que não tem cura! Muitos animais errantes que chegam à SUIPA provenientes das mais diversas regiões da cidade, são portadores desta zoonose! Desde junho de 2019, quando tomamos conhecimento da Nota Informativa da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), divulgada pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que alertava para possível surto da leishmaniose no Estado do Rio de Janeiro, iniciamos a averiguação da situação dos nossos animais, que se trata de animais errantes, (provenientes de áreas diversas de nossa cidade) que foram acolhidos pela SUIPA. Contamos desde então com a colaboração da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses - Subvisa, (órgão integrante da Secretaria Municipal de Saúde,) que até hoje nos apoia realizando os exames periódicos de confirmação da doença!

Quando confirmada, a Subvisa é notificada, e seguimos todos os protocolos aprovados pelos órgãos públicos para o tratamento da Leishmaniose. Os animais recebem coleiras específicas para repelir o flebótomo, além de terem suas instalações devidamente teladas, (seguindo especificações determinadas pelos órgãos oficiais), visando preservar todas as demais vidas que habitam nosso abrigo. A SUIPA tendo preceito anti-eutanásico luta por essas vidas, (infelizmente a imensa maioria de animais diagnosticados com essa doença são submetidos à eutanásia), investindo no tratamento desta terrível doença, e garantindo a esses animais o direito a lutar pela vida!

Todos os animais que são direcionados para adoção, (seja por pedido de adoção ou por serem escolhidos para participar de eventos) são previamente testados novamente! Hoje temos na SUIPA, cinquenta e três cães soropositivos para essa doença, que recebem tratamento para o resto de suas vidas! Esse tratamento que atinge um alto custo, já que abrange, não só a medicação usada (milteforan, alopurinol 100 mg e 300 mg, domperidona comprimido) mas também, coleiras SCALIBUR e manutenção permanente de telas de isolamento nos canis destinados a eles! A garantia desse tratamento vem da doação de vocês, assim nosso muito obrigado a todos que continuam contribuindo, através da conta: Itaú ag 0584 cc 45500-0 disponibilizada para esta campanha da Leishmaniose.

Olhem nossos sobrinhos lindos, não vale à pena lutar por eles? Vejam os canis telados, com os cães positivos isolados, em tratamento, e com as coleiras repelentes!

Programação do  " adote um focinho carente" para Agosto, mas por favor, acompanhem notícias por nossas mídias sociais caso acha algum cancelamento por conta da pandemia:  Dia 07/08 na Glória, em frente à antiga sede da TV Manchete, dia 14/08 na  Loja Pet Fun em  Ipanema na rua Vinicius de Moraes nº 111, dia 21/08 no pet shop Dog Village em Niterói - Rua Nóbrega nº 159, no dia 28/08 será a vez do pet Shop Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas nº 61-A em Copacabana, das 9:30 às 15:00hs em todos os eventos! Venham nos visitar nos eventos, para colocar o papo em dia, fazer e receber carinho gostoso dos sobrinhos, e comprar uma lembrancinha especial para o Dia dos Papais! Esperamos vocês! Continuamos precisando daqueles itens de sempre:  potinhos de sorvete, medicamentos, material de limpeza, bacias, caixinhas de transporte, ração, álcool 70% líquido (atenção esse álcool tem que ser PURO, não pode ter qualquer mistura em sua fórmula), soro ringer. Inverno chegou e os jornais e papelões são muito usados, não esqueçam dos suipanos! Atenção, estamos precisando destes medicamentos:

  • Bactrovet prata - spray
  • Mata bicheira - pode ser spray ou pomada
  • Pomada oftálmica: regencel
  • medicamento: capstar, biocanis, lactobac, leucogen, nutrifull, promun dog, sec lac, contra lac,alopurinol
  • Otológicos: Natalene, otomax, vetriderm, epiotic, sorusolve
  • Colírio: tobrex, maleato de timolol, Still, ciprovet

Os descartáveis como luvas de procedimento (tamanhos P e M são mais usadas), além de máscaras descartáveis! A Campanha das tampinhas plásticas segue a todo vapor! Vamos seguir juntando! Nossos Suipanos e o Planeta agradecem! Vamos preservar a vida! Cuidar é um gesto de amor! Muitas vezes vocês chegam a nós explicando que gostariam de contribuir mais, ou de forma mais constante! Nós entendemos que a situação está extremamente difícil para todos, e acreditem que o pouquinho de vocês pode se transformar em muito! Cada um pode ajudar dentro de suas possibilidades e de sua realidade! Conheçam e divulguem todo o trabalho realizado há 78 anos pela SUIPA! Se alguma dúvida surgir, se ouvir críticas ou comentários maldosos (infelizmente eles existem e se espalham pelas redes sócias) procurem os fatos reais, estamos sempre abertos e disponíveis para todos! Busquem a verdade sempre! Não esqueçam que a SUIPA sobrevive da compaixão de todos! Em tempos de pandemia ouvimos muito falar do sentimento da empatia que é se colocar no lugar do outro e sentir o que o outro sente. E a compaixão?   A compaixão é a empatia em ação, ou seja, a empatia nos ajuda a olhar com os olhos do outro e a compaixão nos faz desejar ajudar os outros. Então suipanos, vamos ter de verdade compaixão por nossos peludos, vamos de verdade abraçar nossa SUIPA, agindo, buscando ajuda com sua rede de amigos, afinal nenhum de nós é tão bom quanto todos juntos!  

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem." Antoine de Saint-Exupéry - O Pequeno Príncipe.

Beijos com muito carinho, e um domingo mais que especial para todos os PAPAIS!

A diretoria



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo