INFORMATIVOS DO ANO

SETEMBRO

Circular de Setembro 

Queridos amigos suipanos

Setembro chegou! Com ele todo o significado da primavera, chamada estação das flores, quando as cores da natureza se fazem ainda mais vivas e presentes! Poderíamos dizer também que seria nosso momento de vivenciar alegrias após um "inverno sombrio"! Infelizmente nem tudo são flores, mas podemos sim agradecer a todos aqueles que estiveram e ainda estão ao nosso lado, firmes, lutando pela SUIPA!

Nosso mês de agosto foi marcado pelo grito de "socorro", quando a diretoria buscou ajuda na Comissão de Saúde Animal da Câmara dos vereadores do Rio de Janeiro, apresentando a gravidade da crise pela qual a SUIPA vem atravessando já há muito tempo e na qual se agravou com a pandemia. Temos apresentado esse quadro a vocês sempre aqui em nossas circulares! Solicitamos mais uma vez que o poder público, olhe pela SUIPA, participe de forma efetiva, com recursos financeiros, reconhecendo a importância de nossa associação, que realiza há 78 anos, trabalho de total relevância não só para o município do Rio de Janeiro, como também à diversos municípios periféricos! Diante da possibilidade real de "fecharmos as portas" anunciada pela imprensa, a SMPDA (secretaria municipal de proteção e defesa animal) do Rio de janeiro, doou como medida "emergencial" sete toneladas de ração, que garante as barriguinhas cheias por uma semana (consumo diário de ração cão chega a quase uma tonelada). Somos gratos, mas ainda há muito a ser feito!

Esse alerta fez com que nos uníssemos: associados, população, simpatizantes, enfim, todos aqueles que amam respeitam e lutam pelos animais! Juntos caminhamos pela Avenida Atlântica pedindo perdão da dívida Federal (em torno de 55 milhões) e a retomada do título de "filantropia "que nos foi tirado nos anos 90. Vamos continuar a luta, isso foi só o começo, vamos continuar buscando ajuda, apresentando a amigos o trabalho e toda a dificuldade que passamos, vamos buscar novos associados, vamos juntando as tampinhas, doando o que podemos, enfim, vamos continuar plantando nossas sementinhas para que quem sabe na primavera de 2022, finalmente desfrutarmos juntos das alegrias e belezas da primavera! Vamos acreditar, afinal o inverno nunca falha em se tornar Primavera! E por favor não esqueçam da SUIPA, vamos manter nossos corações suipanos, azuis batendo juntos!

Falando em coração, o tema de setembro do nosso calendário é a saúde do coração de nossos bichinhos. Assim como os humanos, eles podem apresentar cardiopatias. Os animais vão nos dando sinais de que o coraçãozinho não vai bem. Precisamos então estar atentos e levá-los regularmente ao médico veterinário como prevenção ou tratamento para possíveis alterações cardíacas. Ao envelhecer os cuidados devem ser redobrados. Em nosso abrigo temos vários casos de animais cardiopatas e que sob cuidados, atenção e amor, levam uma vida digna e tranquila!

Como vocês sabem recebemos da prefeitura a doação de dois mil microchips para nossos abrigados! A felicidade foi grande, pois esse era um sonho antigo: ter todos os animais do abrigo identificados por microchip! Para quem não sabe, o microchip é um dispositivo bem pequeno que é implantado no animal através de uma agulha! Este chip armazena dados importantes referentes ao bichinho (nome, idade, histórico de doenças, dados do tutor após adoção)! Os animais adultos adotados aqui já vão com este microchip, e já iniciamos o processo de chipagem do abrigo! Mas para a leitura deste dispositivo com acesso à estas informações, precisamos de "leitor universal de microchip" hoje só temos um, há necessidade de pelo menos mais dois. Os preços no mercado são variados. Se alguém puder ajudar vai ser maravilhosos! Precisamos acessar as informações de cada animal no abrigo acompanhando seu histórico, como também ter acesso às informações dos que são abandonados e que podem já estar microchipados! A microchipagem animal em massa, é um fator importante para o controle da população de animais abandonados! Além também da possibilidade de ao encontrar um bichinho perdido levá-lo ao veterinário para acessar as informações do microchip e entrar em contato com o tutor! Maravilha, não é?

Estamos precisando muito de secador/soprador de cabelos, toalhas e coleiras peitorais! Continuamos precisando daqueles itens de sempre:  potinhos de sorvete, medicamentos, material de limpeza, bacias, caixinhas de transporte, ração, álcool 70% líquido (atenção esse álcool tem que ser PURO, não pode ter qualquer mistura em sua fórmula), soro ringer.

Atenção, estamos precisando destes medicamentos:

  • Bactrovet prata - spray
  • Mata bicheira - pode ser spray ou pomada
  • Pomada oftálmica: Regencel
  • Medicamento: Capstar, Biocanis, Lactobac, Leucogen, Nutrifull, Promun dog, Sec Lac, Contra Lac, alopurinol, Cefa SID, Simparic, Nexgard, Bravecto
  • Otológicos: Natalene, Otomax, Vetriderm, Epiotic, Sorusolve
  • Colírio: Tobrex, Maleato de timolol, Still, Ciprovet

Os descartáveis como luvas de procedimento (tamanhos P e M são mais usadas), além de máscaras descartáveis! Não esqueçam as campanhas permanentes: Tampinhas plásticas, "MAMÃES A OBRA" para reformas na maternidade - Conta para depósito Itaú - Ag 0584 CC 25340-5 e a "CAMPANHA DA LEISHMANIOSE" que permite que nossos sobrinhos positivos para essa doença, continuem lutando pela vida!  O tratamento deles é extremamente caro - Conta para depósito Itaú - Ag 0584 CC 45500-0 é a conta disponibilizada para esta campanha!

Vamos as datas do nosso "Adote um Focinho Carente"? Dia 04/09 na Glória, em frente à antiga sede da TV Manchete, dia 11/09 estaremos mais uma vez na Loja Pet Fun em Ipanema na rua Vinícius de Moraes nº 111 e dia 18/09 na Praça Milton Campos (Condomínio Selva de Pedra) no Leblon e no dia 25/09 será a vez do Pet Shop Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas nº 61 A em Copacabana, sempre das 9:30 às 15:00hs em todos os eventos!

Obrigado mais uma vez a todos aqueles que continuam junto conosco sem medir esforços, ajudando como podem, mobilizando amigos, vizinhos e familiares, divulgando nosso trabalho, buscando ajuda das mais diversas formas! Não desanimem por favor! Somos guerreiros, por vezes o guerreiro descansa sim, para não desistir de lutar! Já que falamos em plantar nossas sementinhas de "esperança" vamos terminar com uma linda mensagem para nos encher de coragem e convicção para seguir juntos, por eles, os animais que tanto amamos, sempre. Colhemos nossas escolhas, e um dia escolhemos lutar por eles!

"Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura." Padre Fábio de Melo

A diretoria

 



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo