INFORMATIVOS DO ANO

ABRIL

Arquivo digital da circular impressa. 

Queridos amigos suipanos,

Mês de Abril é mais que especial, já que nossa amada SUIPA faz aniversário! São 79 anos de luta pelos animais! Batalhas diárias para nos mantermos vivos!  O amor pelos nossos peludos e o apoio incansável de vocês queridos associados são o "combustível" que move a SUIPA, fazendo com que ela se mantenha viva! Sendo assim, é que pedimos neste mês de aniversário, um presente especial: a contribuição com o valor que puderem no boleto extra que está sendo encaminhado junto com a circular e boleto mensal referente ao mês de abril. Com essa arrecadação iremos comprar rações para nossos peludos!!! Afinal não há presente melhor que ver nossos sobrinhos mais felizes e com as barriguinhas cheias não é mesmo? Falando em ração, muitos nos procuraram preocupados, diante na notícia publicada nas redes sociais, mostrando a situação crítica vivenciada pela SUIPA! A ração se tornou escassa de fato, as dificuldades se intensificaram para todos, são de fato tempos difíceis, ainda que agora comecemos a ver os níveis de transmissão do covid-19 declinar, continuamos sofrendo as consequências desses dois anos de pandemia! Importante esclarecer que em momento algum nossos abrigados passaram fome, para manter a alimentação de nossos sobrinhos, vamos "apertando os cintos" em áreas diversas; e infelizmente os salários dos funcionários estão muito atrasados!! Uma realidade muito triste e extremamente difícil! Diante dos desdobramentos destas notícias, a Prefeitura de nossa cidade, fez a doação de quase uma tonelada de ração! É claro que toda ajuda é muito bem-vinda, ficamos muito gratos, mas essa uma tonelada garante apenas um dia de alimentação! Essas ações pontuais aliviam o problema temporariamente, e uma ação contínua faria total diferença na nossa dura realidade! Um grupo da Comissão de Proteção e Defesa dos animais da OAB/RJ foi criado visando dar apoio à revitalização da SUIPA para buscar medidas jurídicas a fim de resolver os constantes bloqueios financeiros sofridos pela SUIPA, em decorrência de diversas ações de reclamações trabalhistas. Para isso, essa comissão vai promover inclusive uma Audiência Pública, com a presença de juízes trabalhistas, juízes da fazenda pública e juízes de varas de execução fiscal. Podemos dizer então, que a SUIPA resiste bravamente, se superando e se mantendo viva nestes 79 anos! Vamos comemorar juntos mais um ano de vida; mas como só agora a vida vai voltando, faremos uma comemoração simples, mas com muita alegria em receber vocês em nossos eventos!

Fomos convidados por um Shopping da Barra da Tijuca, para participar com eles de uma Campanha promovendo a conscientização dos direitos animais! A SUIPA estará presente em eventos de adoção e de arrecadação de ração e outros itens! Não podemos dar mais informações pois o projeto ainda está em fase de criação, mas acreditem vai ser muito bacana, e quem sabe nossas comemorações de aniversário vão se estender pelo mês de maio! Mas o importante é estarmos juntos sempre! Aguardem, que vamos dando as informações para que todos participem! Enquanto isso, vamos às datas do nosso "Adote um Focinho Carente" em abril: dia 02/04 na Glória, em frente à antiga sede da TV Manchete, dia 09/04 estaremos mais uma vez na Loja Pet Fun em Ipanema na rua Vinicius de Moraes nº 111; e no dia 30/04 estaremos no pet Shop Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas nº 61 A em Copacabana, sempre das 9:30 às 15:00hs em todos os eventos. Em função da quantidade dos feriados em abril (semana Santa, Tiradentes e São Jorge) e ainda com o "novo carnaval" teremos menos eventos. 

Por favor, não esqueçam das nossas campanhas permanentes; Campanha para garantir o tratamento para nossos animais portadores de Leishmaniose, a sobrevida deles depende de nós! Quem puder contribuir, será maravilhoso, como sempre explicamos o tratamento deles é extremamente caro. Está é a conta disponibilizada para a campanha da Leishmaniose: Itaú - Ag 0584 CC 45500-0. Campanha para a reforma da maternidade: "A Mamães à obra" com a conta: Itaú - Ag 0584 CC 25340-5 para quem quiser colaborar! Disponibilizamos a opção de PIX para quem já aderiu a esse sistema para suas transações financeiras: Banco Itaú - PIX - 00.108.055/0001-10 / Banco do Brasil - PIX - pixbb@suipa.org.br / Banco Bradesco - PIX - pixbradesco@suipa.org.br. Lembrem-se que sempre que realizarem uma doação ou contribuição via depósito, transferência ou PIX, por favor nos enviar o comprovante, assim podemos atualizar no seu cadastro o extrato de contribuições e ou doações para a campanha que escolheu ajudar.

Não esqueçam também de juntar nossas Tampinhas Plásticas! Acreditem, a venda delas nos ajudam bastante! Aliás todo o meio-ambiente agradece! As imagens de nosso planeta sofrendo com o "lixo plástico" é aterrorizante!

Antes daqueles pedidos que sempre, fazemos, queremos muito expressar nossa sincera gratidão a vocês queridos suipanos, que nos doaram: ventiladores de parede, forno micro-ondas e o tão importante leitor de chip! Obrigado! Dizem que um "coração grato" está sempre pertinho de Deus. Acreditamos sim que ele está sempre conosco!

Pessoal, agora um pedido de socorro: estamos precisando MUITO de SORO RINGER LACTADO, se conseguirem embalagem de 250 ml melhor, mas a de 500 ml também é muito útil! Esse é um item importantíssimo, usado no abrigo, são muitos os peludinhos em tratamento de saúde! Quem tem bichinho sabe que muitas das vezes em que estão "caidinhos", se levantam quando receber o soro intravenoso! Continuamos precisando de Jornais, papelões, tapetinhos higiênicos, potes e bacias (no verão usamos muito as bacias) material de limpeza e descartáveis (luvas de procedimento e máscaras), ração seca e as latinhas. Precisamos também de uma Furadeira de Impacto para utilização na manutenção dos canis, gaiolas dentre outras coisas no abrigo.  

Temos ainda aquela lista de medicamentos permanente, são eles:

Bactrovet prata - spray
Mata bicheira - pode ser spray ou pomada, Detmotrat, Neodexa, Crema6A
Antibióticos: Cefa Sid, Agemoxi, Duotril
Anti inflamatórios: Vetaflan tópico, Flamavet, Cetoprofeno
Pomada oftálmica: Regencel
Medicamentos: Capstar, Biocanis, Lactobac, Leucogen, Nutrifull, Promun dog, Sec lac, Contra lac, Alopurinol, Cefa Cid, Doxiciclina, Iodeto de potássio, Domoperidona 10 mg, Marbofloxacino
Otológicos: Natalene, Otomax, Vetriderm, Epiotic, Sorusolve
Colírio: Tobrex, Maleato de timolol, Still, Ciprovet.

Começamos essa circular falando do quão especial é o mês de abril, afinal dia 27 é o dia do aniversário da SUIPA. Mas abril é também é conhecido pelo "ABRIL LARANJA", que foi instituído pela ASPCA, sigla em inglês que significa Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os animais, em 2006, para alertar as pessoas sobre os maus-tratos. Após o lançamento, diversas outras cidades no mundo aderiram à campanha e utilizam o mês para ações de conscientização. As práticas que se enquadram na categoria de maus-tratos são abandonar, ferir, manter preso permanentemente em correntes, em locais pequenos e sem higiene, não abrigar do sol, da chuva e do frio, não dar comida e água diariamente, entre outras. Infelizmente os horrores sofridos pelos animais, ainda fazem parte do cotidiano da SUIPA. Por vezes parece impossível acreditar que alguém é capaz de tanta crueldade! Sempre relatamos esses casos a vocês! Muitos nos perguntam: "Como vocês aguentam ver tanta tristeza?"  Aguentamos, pois, sabemos que por trás de tanta tristeza, surgem histórias de superação e coragem, de fé e resistência! Aqueles olhos tristes, assustados, que chegam pedindo apenas a chance de lutar pela vida, nos ensinam a não desistir!

Parabéns, amada SUIPA, você é uma jovem senhora, de 79 anos, GUERREIRA, que como um bambu se inclina diante dos fortes ventos nas tempestades, mas não se quebra, resiste bravamente! Que venham os 80 anos! Recebam os miadinhos e rabinhos abanando aqui dos sobrinhos, comemorando e agradecendo a cada um de vocês por esse AMOR que trazem em seus corações!

A diretoria      



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo