INFORMATIVOS DO ANO

Dezembro

Arquivo digital da circular impressa. 

Queridos amigos suipanos

Chegamos ao final do ano! Época de reflexões, de tudo o que vivemos e de alimentar sonhos e plantar sementes para o ano novo que chega! Dezembro é o mês também das confraternizações, afinal as festas de fim de ano são muitas! Ao falar principalmente em festas de réveillon, de imediato vem a imagem dos fogos de artifício explodindo no céu e aquele barulho ensurdecedor levando nossos animais ao desespero, muitas tragédias acontecem!  Idosos e autistas também são afetados! Mas essa realidade pode mudar! A SUIPA na figura de seu presidente Marcelo Marques, participou de uma audiência pública da comissão do direito dos animais, quando esse importante tema foi abordado! "A proibição dos fogos de artifício que produzem barulho no município do Rio, objeto do Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 22-A/2018, permite apenas o uso de fogos de efeitos luminosos, sem som, ou com barulho de intensidade inferior a 85 decibéis, com o objetivo de reduzir o impacto sonoro no bem-estar de animais na cidade. A reunião, promovida pela Comissão Permanente dos Direitos dos Animais, contou com a participação de representantes da sociedade civil e do Poder Público. Um projeto que muda a Lei Orgânica, não é fácil. A mudança envolve interesses econômicos. Existem impactos econômicos, mas também há gastos públicos, no sentido de absorver as pessoas que dão entrada nos hospitais, feridas pelos fogos. Na vizinha Niterói, no início deste ano, entrou em vigor a Lei nº 3684/2022, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso ou com potencial de produzir danos substanciais à saúde e vida humana e animal e ao meio ambiente, informa o site da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O projeto tramita, e segue em discussão, necessitando do apoio maciço dos vereadores da Cidade do Rio de janeiro. A SUIPA, é claro, apoia esse movimento chamado "Rio sem estampidos", não queremos acabar com a festa, o efeito visual se mantém, mas sem efeito sonoro com potencial de produzir danos substanciais à saúde e vida humana e animal e ao meio ambiente. Vamos juntos em mais essa luta!

Este é o mês que para nossa tristeza, inicia-se o período em que o abandono de animais atinge os piores índices!  Sabem por que isso acontece? Pela total irresponsabilidade do ser humano, que no período de férias não tem com quem deixar o animal e resolve deixá-lo nas ruas, para realizar suas viagens, ou ainda aquele animalzinho que foi um presente de Natal e começa a dar trabalho também é descartado como mero objeto! Por isso foi criado o "Dezembro Verde" que é uma campanha de conscientização brasileira realizada em vários municípios no mês de dezembro, com o foco de combater o abandono e os maus-tratos contra animais. Para marcar essa campanha, a SUIPA estará presente em evento promovido pela Câmara dos Vereadores, na Cinelândia dia 08/12 das 10 às 16hs, com animais para adoção e produtos da marca SUIPA à venda! Falando em eventos, vamos aos nossos "Adote um Focinho Carente" em Dezembro: Dia 03/12 na Glória em frente à antiga sede da TV manchete, dia 10/12 na Loja Pet Fun em Ipanema na rua Vinicius de Moraes nº 111, e dia 17/12 estaremos na pet Shop Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas nº 61 A em Copacabana, sempre das 9:30 às 15:00hs em todos os eventos.

Neste mês de dezembro vocês receberão um boleto extra da Campanha de Natal, onde a contribuição é opcional. Se puderem dar uma ajudinha à mais! Natal chegando, que tal uma lembrancinha da marca SUIPA, são produtos mais que especiais, pois ajudam a manter nossa SUIPA viva!

Ainda temos aquelas campanhas já conhecidas de vocês e muito importante para nós:

Campanha da Leishmaniose! Para manter a luta pela vida desses animais portadores dessa terrível doença, precisamos de muita ajuda, já que como sempre explicamos, esse tratamento é muito caro! Podem contribuir, Itaú Ag 0584 cc 45500-0 disponibilizada para esta campanha.

Campanha da reforma da maternidade! A conta Itaú - Ag 0584 cc 25340-5 é destinada a essa campanha!

Tampinhas plásticas (podem ser de; garrafas pet, produtos de limpeza, produtos de higiene, leite, medicamentos etc.) a venda delas para reciclagem nos ajuda muito na compra de insumos para nosso abrigo!

Disponibilizamos a opção de PIX para quem já aderiu a esse sistema para suas transações financeiras: Banco Itaú - PIX - 00.108.055/0001-10 / Banco do Brasil - PIX - pixbb@suipa.org.br / Banco Bradesco - PIX - pixbradesco@suipa.org.br.

Lembrem-se que sempre que realizarem uma doação ou contribuição via depósito, transferência ou PIX, por favor nos enviar o comprovante, assim podemos atualizar no seu cadastro o extrato de contribuições e ou doações para a campanha que escolheu ajudar.

Continuamos precisando demais de medicamentos e materiais gerais, os preços dispararam! Vamos lá:  Soro (ringer ou comum) injetável preferência para embalagem de 250 ml, continua difícil demais, qualquer quantidade já ajuda bastante! Continuamos precisando muito de: jornais, papelões, fraldas pet, potes e bacias, material de limpeza e descartáveis (luvas de procedimento e máscaras), ração seca, e as latinhas de patê (ração úmida). Leitinho para os filhotes (pet Milk, petmilk, orga Milk, mama lac, pupy Milk). E os medicamentos de uso contínuo:

Bactrovet prata - Spray
Mata Bicheira - Pode ser spray ou pomada, Detmotrat, Neodexa, Crema6A
Antibióticos - Cefa Sid, Agemoxi, Duotril
Anti-inflamatórios: Vetaflan tópico, Flamavet, Cetoprofeno
Pomada Oftálmica: Regencel
Medicamentos: Capstar, Biocanis, Lactobac, Leucogen, Nutrifull, Promun dog, Sec lac, Contra lac, Alopurinol, Cefa Cid, Doxiciclina, Iodeto de potássio, Domoperidona 10 mg, Marbofloxacino, Hertavita, Tramadol Injetável 7.5, B12 7.0, Dornil, Pradovit, Isoflurano, Tribrissen, Fetanil, Citoneurin 5000 injetável, Fentanil, Cetamin 3.0
Otológicos: Natalene, Otomax, Vetriderm, Epiotic, Sorusolve
Colírio: Tobrex, Maleato de Timolol, Still, Ciprovet
Pomada: Ungüento, Eptezan, Hipoglós

Materiais cirúrgicos descartáveis: Esparadrapo, Compressa de Gaze, Sonda Uretral, Scalp 21, Formol 10%, Seringas 1ml/5ml/10ml, Sonda para Gatos, Lâmina de Bisturi, Lâmina de Barbear, Gel para Ultra, Fio de Nylon nº 0 e nº 3, Cateter 24, Caixa Descarbox 13

Desejamos a cada um de vocês um Natal iluminado, em plena paz e harmonia e um 2023 mais que especial! Serão os 80 anos da SUIPA! Vamos comemorar juntos, carregando sempre nossos corações de esperança, a cada vitória conquistada, a cada vidinha salva! Toda vida importa sim, e eles só dependem de nós, acreditando que é possível manter vivo aquele sonho nascido há 80 anos atrás, quando nem se falava em proteção e direto dos animais. Parabéns, SUIPA!  E olhem a capa do nosso calendário!

Que tal fechar o ano com uma mensagem de Guimarães Rosa: "A noite não é o fim do dia; é o começo do dia que vem".

Lambeijos no coração e que vem venha 2023!



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo