INFORMATIVOS DO ANO

JANEIRO

Arquivo digital da circular impressa. 

Queridos amigos suipanos,

Novo ano começando, é tempo de reabastecer nossos corações de fé, num mundo melhor para nossos amados animais! A batalha continua ÁRDUA, mas vamos seguindo na luta por eles! E vamos começar com notícias boas? O projeto de emenda à Lei Orgânica nº22-A/2018 foi aprovado pela Câmara Municipal do Rio de janeiro no último dia 06/12/22.Alguns ajustes foram feitos ao texto original, já que ainda permite o uso de fogos que produzam barulho até 120 decibéis nos casos de eventos realizados pela Prefeitura do rio de janeiro ou por instituições autorizadas pelo executivo municipal. Sabemos que o ideal seria a proibição plena ou pelo menos que a intensidade de som permitida estivesse abaixo de 85 decibéis, como sugeria o texto original. mas já é uma vitória, sempre a proteção animal em nosso país caminha a passos lentos, mas firmes! E vamos que vamos! Nossos eventos em dezembro último foram maravilhosos!  Recebemos doações, realizamos adoções, ainda que infelizmente o índice de abandono continue sendo superior às adoções, (como todos os anos, estamos no período em que a CRUELDADE do abandono se faz mais presente), a presença do público foi ótima e muitos adquiriram lembrancinhas da marca SUIPA, como também nosso calendário comemorativo aos 80 anos de vida da SUIPA. 

Nesse calendário apresentamos a cada mês histórias de animais, com seus exemplos de amor e superação, e que serão sempre nossa inspiração para seguir em frente.

Seguindo o calendário vamos falar aqui na nossa circular, um pouquinho desses personagens inesquecíveis! Supervia ilustra o mês de janeiro! Ela foi mais um caso de animal atropelado em vias férreas da nossa cidade! Muitos animais vítimas de vulnerabilidade social, abandono e até mesmo irresponsabilidade de seus tutores, habitam o entorno das linhas férreas, e acabam sendo atropelados por trens. Essa cadelinha chegou a SUIPA em estado muito grave, mas apesar de ter as patinhas traseiras em parte amputadas, sobreviveu e foi de verdade muito feliz! Infelizmente muitos deles que aqui chegam não tem a mesma sorte, o número de óbitos em casos como esse é grande!

Olhar para essa carinha feliz e contagiante, nos faz sempre acreditar que vale sim, muito a pena continuar lutando por eles não é mesmo? Supervia não está mais entre nós, mas seu exemplo sempre permanecerá em nossos corações!

Vamos aos nossos "Adote um Focinho Carente" em Janeiro? Dia 07/01 na Glória em frente à antiga sede da TV manchete, dia 14/01 na Loja Pet Fun em Ipanema na rua Vinicius de Moraes nº 111, e dia 28/01   estaremos pet Shop Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas nº 61 A em Copacabana, sempre das 9:30 às 15:00hs em todos os eventos! Esperamos vocês!

Não esqueçam de nossas campanhas permanentes, muito importantes para manter a SUIPA Viva!

Campanha da Leishmaniose! Para manter a luta pela vida desses animais portadores dessa terrível doença, precisamos de muita ajuda, já que como sempre explicamos, esses tratamentos são muito caro! Podem contribuir, através da conta: Itaú ag. 0584 cc. 45500-0 disponibilizada para esta campanha.

Campanha da reforma da maternidade - A conta Itaú - ag. 0584 cc. 25340-5 é destinada a essa campanha!

Disponibilizamos a opção de PIX para quem já aderiu a esse sistema para suas transações financeiras: Banco Itaú - PIX - 00.108.055/0001-10 / Banco do Brasil - PIX - pixbb@suipa.org.br / Banco Bradesco - PIX - pixbradesco@suipa.org.br.

Lembrem-se que sempre que realizarem uma doação ou contribuição via depósito, transferência ou PIX, por favor nos enviar o comprovante, assim podemos atualizar no seu cadastro o extrato de contribuições e ou doações para a campanha que escolheu ajudar

Não esqueçam da arrecadação de tampinhas plásticas (podem ser de; garrafas pet, produtos de limpeza, produtos de higiene, leite, medicamentos etc.) a venda delas para reciclagem nos ajuda muito na compra de insumos para nosso abrigo!

Continuamos precisando demais de medicamentos e materiais gerais, os preços dispararam! Vamos lá: Soro (ringer ou comum) injetável preferência para embalagem de 250 ml, continua difícil demais, qualquer quantidade já ajuda bastante! Continuamos precisando muito de: jornais, papelões, fraldas pet, potes e bacias, material de limpeza e descartáveis (luvas de procedimento e máscaras), ração seca, e as latinhas de patê (ração úmida). Leitinho para os filhotes, (pet Milk, petmilk, orga Milk,mama lac, pupy Milk). E os medicamentos de uso contínuo aqui:

Bactrovet prata - Spray
Mata Bicheira - Pode ser spray ou pomada, Detmotrat, Neodexa, Crema6A
Antibióticos - Cefa Sid, Agemoxi, Duotril
Anti-inflamatórios: Vetaflan tópico, Flamavet, Cetoprofeno
Pomada Oftálmica: Regencel
Medicamentos: Capstar, Biocanis, Lactobac, Leucogen, Nutrifull, Promun dog, Sec lac, Contra lac, Cefa Cid, Doxiciclina, Iodeto de potássio, Domoperidona 10 mg, Marbofloxacino, Hertavita, Tramadol Injetável 7.5, B12 7.0, Dornil, Pradovit, Isoflurano, Tribrissen, Fetanil, Citoneurin 5000 injetável, Fentanil, Cetamin 3.0
Otológicos: Natalene, Otomax, Vetriderm, Epiotic, Sorusolve
Colírio: Tobrex, Maleato de Timolol, Still, Ciprovet
Pomada: Ungüento, Eptezan, Hipoglós, Ungüento de Pirson do pote grande

Materiais cirúrgicos descartáveis: Esparadrapo, Compressa de Gaze, Sonda Uretral, Scalp 21, Formol 10%, Seringas 1ml/5ml/10ml, Sonda para Gatos, Lâmina de Bisturi, Lâmina de Barbear, Gel para Ultra, Fio de Nylon nº 0 e nº 3, Cateter 24, Caixa Descarbox 13

Atenção, fiquem atentos as temperaturas altas do verão, que são muito nocivas aos nossos animais, mantenham sempre água fresca a eles, evitem o passeio em horários de calor intenso! O excesso de calor também é responsável por mortalidade de animais domésticos!

Amigos sabemos como o início de ano é difícil financeiramente para todos! Chegam aquelas contas extras, nos nossos orçamentos domésticos; material escolar e matrícula em escola dos filhos, IPTU, IPVA e demais taxas. Lembramos que não é diferente aqui na SUIPA, essas taxas "extra" também se fazem presentes aqui, então por favor não esqueçam de nós, se for possível é claro, precisamos muito de vocês!

"A vida não é sobre metas, conquistas e linhas de chegada. É sobre quem você se torna durante a caminhada."   
Psicóloga Gisele Ferreira

Nos tornemos então animais-humanos melhores juntos, aprendendo sempre com eles, nossos tão amados e sábios animais - não humanos! Beijos com carinho e até fevereiro!

A diretoria

 



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo