INFORMATIVOS DO ANO

FEVEREIRO

Arquivo digital da circular impressa. 

Queridos amigos suipanos

Os brasileiros sempre dizem que o "ano começa depois do Carnaval", mas na SUIPA já começou a todo vapor! Janeiro é sempre um mês complicado, baixo índice de adoções e aumento dos abandonos de animais, como sempre, as férias chegam e as pessoas "descartam" seus bichinhos na rua, e em abrigos; ou ainda aquele filhote que foi a alegria no Natal, começou a aprontar em casa e também acaba sendo abandonado. Triste realidade que todo ano se repete! Foi muito boa a abordagem deste tema na reportagem veiculada no Bom dia Rio da Tv Globo dia 10/01/23. Outras equipes da imprensa nos procuraram e vimos o assunto ser discutido! As filmagens do abandono, com o desespero dos animais nos toca profundamente; essa é a realidade do dia a dia na SUIPA. O ato do abandono, diminuiu um pouco, após a divulgação das filmagens com a indignação popular! Mas até quando? Sabemos que as leis existem: "LEI nº 14.064:  Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Sendo que quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal." Mas infelizmente a impunidade também se faz presente! Precisamos pensar também que as ações devem ser colocadas numa esfera muito maior, é de vital importância as campanhas de esterilização para maior controle das taxas de natalidade e por consequência a diminuição da população de animais abandonados, que hoje chega a cerca de 30 milhões no Brasil. Fundamental também fazer um trabalho de conscientização da importância do respeito aos animais, desde a educação básica, com a inclusão oficial desta matéria em currículos escolares! É um desejo antigo, pelo qual continuaremos a lutar! Vamos aos nossos eventos em fevereiro? "Adote um Focinho Carente": Dia 04/02 na Glória em frente à antiga sede da TV manchete, dia 11/02 na Loja Pet Fun em Ipanema na rua Vinicius de Moraes nº 111, e dia 25/02 estaremos pet Shop Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas nº 61 A em Copacabana, sempre das 9:30 às 15:00hs em todos os eventos.

Muitas pessoas têm nos perguntado se ainda recolhemos tampinhas plásticas, e a resposta é SIM! Continuem doando, a renda com a venda desses produtos para reciclagem sempre nos ajuda! Podem levar nos eventos ou na sede da SUIPA, ou ainda nos ligar que tentaremos buscar o mais rápido "possível", só pedimos um pouquinho de paciência pois as vezes não conseguimos ir tão de imediato! Falando em doações vamos a elas? Temos uma especial, o calor chegou forte e estamos precisando muito de ventiladores de parede com 60cm e os potinhos para água, nossos sobrinhos adoram aprontar destruindo seus potinhos! Segue aquela listinha já conhecida de vocês?

Vamos lá: Soro (ringer ou comum) injetável preferência para embalagem de 250 ml, continua difícil demais, qualquer quantidade já ajuda bastante! Continuamos precisando muito de: jornais, papelões, fraldas pet, potes e bacias, material de limpeza e descartáveis (luvas de procedimento e máscaras), ração seca, e as latinhas de patê (ração úmida). Leitinho para os filhotes, (pet Milk, petmilk, orga Milk,mama lac, pupy Milk). E os medicamentos de uso contínuo aqui:

Bactrovet prata - Spray
Mata Bicheira - Pode ser spray ou pomada, Detmotrat, Neodexa, Crema6A
Antibióticos - Cefa Sid, Agemoxi, Duotril
Anti-inflamatórios: Vetaflan tópico, Flamavet, Cetoprofeno
Pomada Oftálmica: Regencel
Medicamentos: Capstar, Biocanis, Lactobac, Leucogen, Nutrifull, Promun dog, Sec lac, Contra lac, Cefa Cid, Doxiciclina, Iodeto de potássio, Domoperidona 10 mg, Marbofloxacino, Hertavita, Tramadol Injetável 7.5, B12 7.0, Dornil, Pradovit, Isoflurano, Tribrissen, Fetanil, Citoneurin 5000 injetável, Fentanil, Cetamin 3.0
Otológicos: Natalene, Otomax, Vetriderm, Epiotic, Sorusolve
Colírio: Tobrex, Maleato de Timolol, Still, Ciprovet
Pomada: Ungüento, Eptezan, Hipoglós, Ungüento de Pirson do pote grande

Materiais cirúrgicos descartáveis: Esparadrapo, Compressa de Gaze, Sonda Uretral, Scalp 21, Formol 10%, Seringas 1ml/5ml/10ml, Sonda para Gatos, Lâmina de Bisturi, Lâmina de Barbear, Gel para Ultra, Fio de Nylon nº 0 e nº 3, Cateter 24, Caixa Descarbox 13

Lembrem sempre das Campanhas permanentes de manutenção do abrigo (quando falamos em Abrigo nos referimos à todas as vidas e ao espaço em que habitam), elas continuam, e falta bem pouquinho para finalizarmos a obra do nosso "Depósito de rações". Ele se fazia muito necessário para melhor conservação e armazenagem dos alimentos! Nossa gratidão a vocês por todas as doações! Por mais simples que possam parecer todas contribuem para seguir em frente!

Não esqueçam de nossas campanhas permanentes, muito importantes para manter a SUIPA Viva!

Campanha da Leishmaniose! Para manter a luta pela vida desses animais portadores dessa terrível doença, precisamos de muita ajuda, já que como sempre explicamos, esses tratamentos são muito caro! Podem contribuir, através da conta: Itaú ag. 0584 cc. 45500-0 disponibilizada para esta campanha.

Campanha da reforma da maternidade - A conta Itaú - ag. 0584 cc. 25340-5 é destinada a essa campanha!

Disponibilizamos a opção de PIX para quem já aderiu a esse sistema para suas transações financeiras: Banco Itaú - PIX - 00.108.055/0001-10 / Banco do Brasil - PIX - pixbb@suipa.org.br / Banco Bradesco - PIX - pixbradesco@suipa.org.br.

Lembrem-se que sempre que realizarem uma doação ou contribuição via depósito, transferência ou PIX, por favor nos enviar o comprovante, assim podemos atualizar no seu cadastro o extrato de contribuições e ou doações para a campanha que escolheu ajudar.

Princesa

Vamos falar do tema deste mês do calendário? A modelo de fevereiro é nossa amada Princesa. Lembram dela? Foi uma heroína ao salvar a vida de uma criança do ataque de um cão feroz! Chegou na SUIPA muito ferida, mas assim como nos contos de fadas, teve um final feliz, digno de Princesa, e hoje reina absoluta com a família que a adotou! Histórias como a da Princesa são sim possíveis!

Quer ouvir mais um final feliz? Devem se recordar da Palmeirinha, ela já apareceu em muitas reportagens de TV! Foi abandonada na porta da SUIPA no dia do jogo final da Libertadores da América, quando jogavam Palmeiras e Flamengo. Estava com uma pata "cortada", sim provavelmente, segundo nossos veterinários a pata foi "cortada covardemente" e ainda foi deixada ao lado dela! O que leva um ser dito "humano" a um ato desses? O animal estava em choque, e seu estado era muito grave! Teve início então a luta por mais uma vida que chegava a SUIPA! Como o Palmeiras foi vitorioso foi batizada de Palmeirinha! Isso aconteceu em janeiro de 2021 e agora quase dois anos depois nossa Palmeirinha ganhou um lar!

Palmeirinha

Vamos continuar a fazer o nosso melhor para que neste tempo eles se recuperem e criem a confiança de que podem ser felizes ao lado de um ser humano verdadeiro. Sempre iremos recordar de cada um que passou pelo Abrigo. Suas peculiaridades e como trabalhamos para que eles superassem todas as dificuldades por que passaram. Quando são adotados, o nosso voto é de confiança. Sempre ficaremos com o coração partido pelo tempo de convivência, entretanto estamos conscientes de que o melhor para eles é que tenham sua própria casa.

Lambeijos com muito carinho e amor dos sobrinhos!

A diretoria



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo