INFORMATIVOS DO ANO

NOVEMBRO

Circular de Novembro de 2020 

Queridos suipanos,

Amigos, todos nós brasileiros estamos vivendo de fato as consequências desta pandemia da covid-19, que já se estende mais do que merecemos, e na verdade tal situação agravou ainda mais uma crise socioeconômica que há muito tempo se instalou em nossas vidas! E com a SUIPA não podia ser diferente! Antes mesmo da Covid-19 se fazer presente, já vivíamos com muita dificuldade, pois sempre sobrevivemos das doações de vocês, associados, e de tantos outros amantes dos animais. Apesar de adotarmos várias mudanças administrativas e operacionais para redução de gastos, a situação é de fato GRAVE. Estamos continuamente buscando apoios de instituições privadas e agregando novos sócios, porém a resposta, em função do cenário nacional, tem representado uma contribuição aquém das necessidades. Manter a SUIPA VIVA é um trabalho árduo, cada dia vencido é uma grande vitória! Nosso abrigo independente de qualquer crise externa tem uma rotina intensa, são muitas vidas lutando em busca de futuro, e que precisam de nós, temos diariamente novos bichinhos chegando: trazidos atropelados, amarrados e deixados sozinhos em nosso portão ou em ninhadas com mãezinha, enfim são situações que não podemos fechar os olhos nem o coração! Tenham a certeza de que todos que aqui estiverem, terão todo nosso carinho cuidado e atenção! Como sabem, temos também nosso ambulatório, que atende a população, em uma ação social, viabilizando tratamentos a preços populares. Para tal, precisamos manter toda a estrutura física e técnica, assim como profissionais especializados. Diminuímos carga horária de funcionamento, (apesar da grande demanda de atendimento), para continuar dando a oportunidade à população de cuidar bem de seus animais!

Para manter toda essa estrutura funcionando, contamos com aproximadamente 100 funcionários entre veterinários, enfermeiros, faxineiros, alimentadores, pessoal administrativo, entre outros. Todos contratados de forma regular, com carteira assinada e seus direitos trabalhistas. Além deste custo salarial e de encargos trabalhistas, arcamos com um consumo de ração para alimentar os animais que estão abrigados, que chega a quase uma tonelada por dia, ou seja, quase 30 toneladas por mês!!! Lembremos que temos também custos de manutenção de nossa estrutura física, (podem imaginar que nossas instalações necessitam de manutenção permanente já que sofrem a ação intensa de dejetos dos muitos animais abrigados), manutenção de equipamentos, custo de ações externas etc. Como podem imaginar o custo total é muito alto e, infelizmente não contamos com qualquer apoio financeiro ou isenção legal dos poderes públicos, apesar de parte da população que nos chega, imaginar que somos um órgão público da prefeitura.

Quem mantém a SUIPA viva são vocês associados. A cada mês agregamos novos sócios, mas em contrapartida muitos, que sempre nos ajudaram, passam também por dificuldades e diminuem o valor de sua contribuição espontânea mensal, outros passaram a dar contribuições esporádicas! Entendemos, que as dificuldades existem para todos, o orçamento doméstico precisa ser reduzido, e todas essas restrições familiares, refletem nas contribuições dos associados! Sabemos que isto não significa que não desejam ajudar no valor de sempre. Na verdade, o pouco que é dado com amor vale muito, e a este pouco somos muito agradecidos. Somado a isso ainda temos a diminuição de nossos eventos, onde recebemos doações, animais são adotados, vendemos nossos produtos, enfim há uma contribuição significativa. Em resumo: este cenário atual representa redução do valor total de contribuições (apesar do maior número de associados) impactando intensamente nos gastos operacionais da SUIPA.

Diante disto viemos aqui apelar ao seu generoso coração, precisamos demais de sua ajuda para continuarmos neste propósito, que você um dia acolheu. Pedimos que reflita e, sendo possível, que tome a decisão imediata de aumentar um pouco a sua contribuição mensal. O que julga pouquinho, somado a decisão de outros bons corações, se tornará o muito que precisamos. Você também pode nos ajudar mais ainda: motive seus amigos a também a se associarem! Temos muito mais a fazer pelos animais, mas nossas condições ainda não permitem. Contamos com você e temos certeza de que vamos juntos passar por essa "tempestade"!!! Não esqueçam também de nossas campanhas: tampinhas plásticas para reciclagem, "Mamães a obra" para reformas na maternidade (Conta para depósito conta Itaú - ag. 0584 cc. 25340-5), e a Campanha da Leishmaniose, que permite que nossos sobrinhos positivos para essa doença, continuem lutando pela vida!  Itaú ag. 0584 cc. 45500-0 é a conta disponibilizada para esta Campanha.

Vamos às datas de nosso "Adote um focinho carente" em novembro, lembrando que por enquanto, NÃO TEMOS A CONFIRMAÇÂO DOS EVENTOS NOS PETSHOPS "BICHO BACANA E PET FUN". Se que as datas dos eventos Pet Shops forem liberadas avisaremos ok?

Dia 07/11 na Glória, em frente à antiga sede da TV Manchete ,dia 14/11 ( à confirmar) na  Loja Pet Fun  em  Ipanema na rua Vinicius de Moraes nº 111  e  no dia 28/11 (à confirmar)  será a vez do pet Shop Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas nº 61-A em Copacabana. Das 9:30 às 15:00hs em todos os eventos.

Continuamos precisando muitos dos itens para doação, por favor continuem nos ajudando sempre que possível, se ficar difícil comparecer aos eventos ou ir até a SUIPA para entregá-los, entrem em contato conosco, telefone 3297-8777 / 3297-8758, faremos o possível para buscar as doações! Precisamos de jornais e papelão, toalhas, materiais descartáveis como luvas de procedimento (tamanho M é o mais usado) , máscaras, soro ringer, álcool 70% líquido  (atenção esse álcool tem que ser PURO, não pode ter qualquer mistura em sua fórmula), tapetinhos higiênico, leite em pó Nestogeno, materiais de limpeza, medicamentos, ração, latinhas de patê ( para cães e gatos), potinhos de sorvete, bacias e baldes plásticos . Continuamos precisando de "carrinho de supermercado" para transportar nossos abrigados, e como também já falamos anteriormente o abandono cresceu com o COVID-19, e muitos animais chegam em estado crítico, precisando deste apoio para ser deslocado e socorrido! Além destes itens, há a necessidade de forno micro-ondas, geladeira (podem ser usados, mas em funcionamento) e uma furadeira elétrica ortopédica autoclavável da marca Makita.

Pessoal, sabemos que no final de ano, vocês sempre esperam novos produtos de nossa marca, principalmente para serem suas lembrancinhas de Natal, não é mesmo? Infelizmente neste ano tão difícil, teremos menos novidades, por conta mesmo da situação financeira, mas não desanimem teremos um novo modelo de caneca e de camiseta! E, apesar de toda a dificuldade, estamos produzindo com o carinho de sempre, nosso calendário 2021, afinal é um símbolo da SUIPA, fazendo parte do dia a dia de vocês no decorrer do ano. Nosso tema será o ABRAÇO! Neste ano, o distanciamento social, que se fez necessário, despertou em nós a vontade de estar mais pertinho, abraçando os que amamos! Então mais que nunca vamos Abraçar a SUIPA, de uma forma plena e generosa, abraçando também todas as causas pelas quais, ela luta há quase 78 anos!

E para finalizar, lembramos que neste mês de novembro teremos as eleições municipais. Valorizem seu voto, exerçam seu direito de cidadania com consciência, fiquem bem atentos àqueles candidatos que de "verdade" lutam pelos animais, sabemos que infelizmente, existem os oportunistas, que só levantam essa bandeira em campanhas eleitorais!

Mais uma vez nosso muito obrigado por tudo, lambeijos com muito amor dos sobrinhos suipanos que continuam contando com cada um de vocês! Até dezembro.

A Diretoria



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo