INFORMATIVOS DO ANO

OUTUBRO

CIRCULAR DE OUTUBRO 

Queridos suipanos e suipanas,

No mês de outubro, a nova diretoria da SUIPA completa 1 ano de gestão e, desde o início, esta nova administração já enfrentava um cenário crítico; assim como todo o país, sofríamos fortemente as consequências da tão falada crise econômica. A situação continua muito difícil, mas foi necessária a adoção de mudanças em vários setores de nossa associação, visando uma reestruturação geral, para garantir nossa sobrevivência. Um amplo diálogo foi aberto, ouvimos funcionários, sócios e simpatizantes da causa; todos juntos buscando meios de melhoria.

Foi fundamental diminuir custos para gerar receita, por isso, de imediato, reduzimos o horário de funcionamento de nosso ambulatório e suspendemos o atendimento aos domingos e feriados. As cirurgias de esterilização passaram a ser agendadas; com isso conseguimos reduzir a hora extra dos funcionários. Continuamos acolhendo animais doentes, atropelados ou em estado crítico, mas os saudáveis, infelizmente já não podemos mais!!!!!! Nossa superlotação é uma triste realidade. Além disso, temos uma notificação do Ministério Público, que nos limita a abrigar apenas 3.000 animais, sob pena de pagar multa pelo excedente populacional. Mas não temos como fechar os olhos aos que aqui chegam em estado deplorável; vocês devem acompanhar as histórias que contamos, em mídias sociais e até aqui mesmo nas circulares.

Realizamos obras emergenciais na nossa sede: portões de segurança de acesso ao abrigo foram instalados, tivemos que reconstruir o muro que caiu com as fortes chuvas, e estamos reformando o vestiário das funcionárias para atender uma exigência do Ministério do Trabalho. Estamos também fazendo melhorias nas instalações do setor de espera para atendimento do ambulatório, visando oferecer aos clientes um pouco mais de conforto. No abrigo 3, que é nosso santuário para os animais de grande porte, construímos áreas cobertas para os cavalos e caprinos.

Investimos também no setor de adoção, dando mais flexibilidade aos critérios, mas mantendo a "adoção responsável". Nossos eventos "ADOTE UM FOCINHO CARENTE" agora é itinerante conseguindo, assim, levar a SUIPA ao encontro de vários bairros, o que permitiu excelente integração social, proporcionando um significativo aumento no número de adoções e de novos associados. Os eventos didáticos em escolas, faculdades e núcleos educacionais também foram bem satisfatórios. 

Produzimos novos produtos da marca SUIPA, que já estarão disponíveis nos eventos do corrente mês. Nosso Bazarcão foi reformulado, favorecendo as vendas.

Falando em eventos, o “ADOTE UM FOCINHO CARENTE” estará na Glória, em frente ao prédio da antiga TV Manchete, SEMPRE no primeiro sábado do mês, no dia 07/10; no dia 21/10 teremos nosso “SÁBADO DO BEM”, na loja 100%PET, situada na Av. Abelardo Bueno nº 3.330, onde parte da venda da loja é revertida para a SUIPA. E no dia 28/10, voltaremos ao Leblon, na Praça Milton Campos (Selva de Pedra), das 9:30 às 15 horas em todos os eventos. Esperamos vocês!

Nosso Bazarcão continua sendo realizado nos eventos externos e também na nossa sede, às quintas-feiras, e em todo segundo sábado do mês, das 9 às 14hs.

Mais uma vez vocês foram maravilhosos!!!!!! Recebemos doações de micro-ondas(para aquecer nossas papinhas congeladas) e máquinas de tosa, que pedimos na última circular. Muito obrigado! Sabíamos que não poderia ser diferente; são com nossos associados que realmente contamos sempre! E não esqueçam das doações contínuas que precisamos: bacias plásticas, potinhos de sorvete, jornais e papelões.

Desde janeiro, temos lembrado nas circulares que, conforme previsto nas Circulares n.º 3.461/2009, 3598/12 e 3.656/13, do Banco Central do Brasil, a rede bancária não mais aceitará boletos de pagamento sem o CPF/CNPJ do pagador. Os boletos obrigatoriamente terão que conter o CPF, data de vencimento e valor explícitos. Para tal, estamos atualizando os cadastros nos quais ainda não constam o CPF para que fiquem de acordo com as novas normas. Temos recebido muitos telefonemas de associados descontentes, se sentindo desconfortáveis com tais medidas. Gostaríamos de lembrar que essas decisões partiram do BANCO CENTRAL DO BRASIL, cabendo à SUIPA apenas seguir tal determinação para poder continuar recebendo as contribuições que são, de fato, sua única fonte de SOBREVIVÊNCIA. 

Lembramos que qualquer assunto relativo ao cadastro poderá ser tratado pelos meios abaixo relacionados:

  • E-mail para cac@suipa.org.br ou cadastro@suipa.org.br
  • Central de Atendimento ao Cadastro - Rita Rocha - Tel.: (21)2261-8715 - (21)98900-4586
    Segunda a sexta-feira -13:00 às 18:00hs

E vamos seguindo, driblando com criatividade e muito amor todas as dificuldades que teimam em aparecer à nossa frente!

Ainda que não receba ajuda de nenhum órgão público, ainda que suas dívidas não sejam perdoadas, ainda que não seja intitulada “entidade filantrópica”, aí está a SUIPA fazendo o que caberia ao poder público. E em 2018 completamos 75 anos!!!! Aguardem, muitas novidades estão chegando!!!

Para finalizar, gostaríamos de lembrar que temos uma diretoria que trilha um novo caminho, mas olhando sempre na mesma direção da anterior: proteger, amar e respeitar os animais.

Obrigado a todos, e até a próxima.

A Diretoria



"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal,
ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)
topo